2442015-105649-trafico_saiUma operação da Polícia Federal (PF) com o apoio das polícias Civil e Militar resultou na prisão de três homens suspeitos de tráfico internacional de drogas. O trio foi detido, ontem, com cerca de 15Kg de cocaína, no município de Quixeramobim (distante 206 quilômetros de Fortaleza). Conforme as investigações da Polícia a droga teria sido transportada da Bolívia. Com essa apreensão, já são 67Kg de entorpecentes apreendidos pela PF, no Ceará, nesta semana. Na última terça-feira (21), os federais localizaram 52Kg de cocaína e maconha, em Messejana.

De acordo com o delegado titular da delegacia municipal de Quixeramobim, Silviano de Pádua, a PF investigava os envolvidos e contactou a Polícia de Quixeramobim um dia antes de realizarem a prisão. A Federal solicitou à Civil que monitorasse os veículos suspeitos, pois um grupo planejava se reunir para distribuir um carregamento de drogas. O flagrante foi realizado na CE-060, próximo a um posto de combustível, na localidade de Alvorada, em Quixeramobim.

Droga da Bolívia

O principal suspeito e possível mentor da ação foi identificado como José Santiago de Andrade. Ele mora no município de Ji-Paraná, em Rondônia, Estado que faz fronteira com a Bolívia. Conforme a Polícia, na última quarta-feira (22), José Santiago passou a noite em uma pousada, em Quixeramobim, e na manhã seguinte, encontrou com os outros dois suspeitos. José Santiago é apontado pela Polícia como o responsável por fazer a travessia da droga da Bolívia para o Brasil e repassar para os outros suspeitos na capital cearense. A droga , segundo a Polícia, teria como destino o município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os outros dois homens presos foram identificados como João Paulo da Silva Santos, 32, que já responde por roubo e lesão corporal culposa no trânsito, e João Paulo Deusdara Crisóstomo, 36, com passagens na Polícia por estelionato, roubo de veículos e apropriação indevida. Ambos são naturais de Fortaleza.

Conforme o delegado Silviano de Pádua, a prisão dos suspeitos ocorreu no momento em que eles faziam a remoção da droga que estava no veículo Volkswagen Jetta, de cor preta, com placa de Rondônia. O carro era guiado por José Santiago. No outro automóvel, uma Hilux de cor prata, João Paulo da Silva e João Paulo Crisóstomo acondicionavam a cocaína nas portas do veículo e no porta-malas.

Os veículos e a droga foram apreendidos e levados para a sede Superintendência da PF, em Fortaleza. A PF não forneceu os detalhes da investigação, mas disse que a quantidade de droga apreendida seja ainda maior, pois os automóveis foram recolhidos e encaminhados para serem desmontados e checados sobre a existência de mais drogas.

Messejana

Na madrugada da última terça-feira (21), dois paraenses, que não tiveram os nomes divulgados transportavam mais de 22 quilos de cocaína e 30 quilos de maconha. As prisões ocorreram no Terminal de Ônibus de Messejana, em Fortaleza, após investigações de policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), da PF. Os federais identificaram e seguiram um veículo até o local.

Os dois homens foram abordados e, após vistoria, os federais localizaram parte da droga escondida dentro do airbag do veiculo e o restante na parte de trás do banco traseiro, em um fundo secreto, com acesso somente por meio de um dispositivo eletrônico.

De acordo com a assessoria de comunicação da PF, a droga estava armazenada em 62 pacotes, alguns em forma de tijolo e outros de formato irregular, embalados em fita adesiva e plásticos de varias cores.

Fonte: Diário do Nordeste

 

sicoob credisul

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO