Chuva-Vilhena-RO-2Faltando pouco mais de um ano para a eleições municipais o meio político local começa a fervilhar. Nomes de pretensos postulantes ao Executivo vilhenense vão sendo lançados, mas por enquanto oficialmente apenas o secretário municipal de Educação, José Carlos Arrigo, assume a pretensão. Por outro lado, nomes como o do vereador Carmozino Alves, que no ano passado garantia participação na sucessão municipal por ora se encontram descartados.

O grupo político liderado pelo prefeito Zé Rover conta com duas alternativas. O já citado Arrigo – que em sondagem informal recente recebeu mais apoio popular; além do secretário-geral do Município, Gustavo Valmórbida. Primo e braço direito do prefeito, é assumidamente o preferido do grupo.

Com o impedimento de Melki Donadon em participar da disputa, a escolha desta tendência tem pelo menos três nomes. Curiosamente são três mulheres: a deputada Rosangela Donadon; Rosane Donadon (esposa de Melki) e Raquel Donadon. O suspense quanto a opção do cacique político, no entanto, será mantido até o período das convenções partidárias. Por enquanto a única certeza que existe é que o surgimento de outra opção por parte dos Donadon será surpresa.

O “balaio de gatos” que atende pelo nome de PMDB tem hoje como alternativa o atual presidente da Câmara de Vereadores, Junior Donadon e a deputada Rosangela. Como ambos são atualmente adversários políticos é difícil imaginar como este no será desatado.

O deputado Luizinho Goebel, do PV, comentou no início do ano que pode lançar o irmão Vladimir Goebel na disputa. A mudança de “Vlad”, como é mais conhecido o ungido dos Goebel, para a capital faria parte desta estratégia. No entanto, fontes ligadas ao prefeito Zé Rover garantem que já estão acontecendo entendimentos entre os dois políticos no sentido de superar as diferenças que surgiram entre Rover e Luizinho para tentar unir novamente os dois grupos.

Outra ala política que não descarta participação no pleito é o PSDB, que teria como alternativa a advogada Vera Paixão. Porém, antes disso acontecer é preciso decidir acerca do novo diretório municipal, cujas eleições ocorrem em breve.

Já entre os políticos que antes tinham pretensão de concorrer e hoje descartam tal possibilidade estão o vereador Carmozino e o empresário e ex-vereador Ademar Bueno. O motivo da desistência foi o revés que ambos sofreram nas eleições do ano passado, quando  candidatos que apoiaram não conseguiram sucesso na disputa.

Neste contexto é perigoso fazer qualquer tipo de especulação acerca de favoritos, mas a tendência é que mais uma vez a disputa seja polarizada entre os Donadon e o grupo de Rover.

 

Texto – Extra de Rondônia

Foto – Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO