Junior Donadon e Jurandir "Bengala", presidente da Câmara de Porto Velho
Junior Donadon e Jurandir “Bengala”, presidente da Câmara de Porto Velho

O vereador Junior Donadon, presidente da Câmara Municipal de Vilhena, está em Porto Velho para uma extensa programação que envolve reuniões com vereadores, deputados estaduais e secretários de governo.

Nesta quarta-feira, 15, o parlamentar participou – e palestrou – em encontro com presidentes das Câmaras Municipais de vários municípios de Rondônia (Ucaver), que aconteceu no auditório da Câmara de Porto Velho.

Na ocasião foram debatidos assuntos importantes para o fortalecimento do Poder Legislativo. Entre as ações analisadas está uniformizar os regimentos internos e revisão das leis orgânicas nas Câmaras. A ideia é estabelecer um marco jurídico no estado de Rondônia, com uma legislação uniforme, evitando que gestores e presidentes das Câmaras cometam erros administrativos. “Temos uma legislação defasada e os erros eventualmente cometidos pelos gestores dos Legislativos deve-se a questões modernas. Isso acaba gerando questionamentos junto ao Tribunal de Contas, prejudicando as atividades do legislativo”, explicou.

Junior Donadon ressaltou que a reunião também teve como objetivo discutir normativas do Poder Legislativo questionadas pela Justiça. “Os encontros servem para reforçar e capacitar os vereadores para o exercício do mandato, conforme atribuições concedidas pela Constituição Federal. Reforçamos o respeito com instituições como o Ministério Público, Tribunal de Contas, Judiciário e harmonia com o Poder Executivo, mas sem com isso o Legislativo municipal perder sua autonomia e atribuição. Estas ações vão reforçar as atividades dos vereadores de Vilhena”, frisou.

O presidente da Casa de Leis de Vilhena informou que novo encontro foi agendado para o próximo dia 29 de julho, no município de Ji-Paraná, que, além dos presidentes, terá a participação de assessores jurídicos, controladores, diretores financeiros e administrativos das Câmaras de Rondônia. O trabalho é realizado em parceria com o Interlegis, programa executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão da estrutura do Senado Federal.

Junior Donadon palestrou no encontro que reuniu presidentes das Câmaras de Rondônia
Junior Donadon palestrou no encontro que reuniu presidentes das Câmaras de Rondônia

Texto e Foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO