Projeto4O projeto de Lei de Lei número 4.783/2016, que estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, para ocupar cargos públicos na administração municipal em Vilhena, é semelhante a outros já sancionados em diversos municípios do Brasil.

O projeto não contraria decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que derrubou a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão em junho de 2009. Porém, apenas estabelece critérios de contratação na administração pública, notadamente no Executivo e Legislativo.

Em 2010, deputados estaduais do Mato Grosso do Sul (MS) se movimentaram para criar a lei que valoriza os diplomados, sendo aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo.

O deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB), membro da Comissão Constituição, Justiça e Redação (CCJR), na ocasião, sublinhou que a Assembleia do estado não busca legislar sobre a profissão, mas estabelecer critérios de contratação para os órgãos públicos do MS. “O mesmo se dá com o engenheiro, com o médico, com a assistente social, com o advogado (cada exigência em sua área de atuação correspondente). Logo, nada mais legal e justo que se exige a formação profissional específica para o exercício da função correspondente, na Administração Pública”, observou o parlamentar em seu voto.

É a mesma linha de raciocínio do presidente da Câmara de Vilhena, Junior Donadon. Para ele, “é essencial a formação acadêmica e técnica, aprendidas em faculdades especializadas para o desenvolvimento do trabalho jornalístico”.  O vereador salientou que o projeto vai servir de exemplo a ser seguido por outros municípios de Rondônia que valorizam e reconhecem publicamente a importância dos jornalistas diplomados.

MUNICÍPIOS PIONEIROS

O projeto vilhenense foi inspirado em outros semelhantes que existem no Brasil, com é o caso do município de Belo Horizonte (MG), que tornou-se lei aprovada por unanimidade pelos parlamentares daquela capital mineira.

No Estado do Rio Grande do Sul, a proposta foi aprovada por 44 votos a 0, pela Assembleia Legislativa e sancionada pela então governadora Yeda Crucis (PSDB), em 2010, recebendo pareceres favoráveis em todas as comissões pelas quais passou. Outros municípios brasileiros também “adotaram” o projeto, como Limeira (São Paulo), Maceió (Alagoas), João Pessoa (Paraíba), entre outros.

 

>>> VEJA MAIS NOS LINKS ABAIXO:

http://www.portalimprensa.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/10/imprensa34260.shtml

http://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/diploma_de_jornalismo_para_ingresso_na_administracao_publica_e_exigido_em_um_estado_e_em_tres_cidades/

http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/projeto-relacionado-ao-diploma-de-jornalismo-vira-lei

http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/31888/projeto+exige+diploma+para+jornalistas+contratados+pela+prefeitura+de+joao+pessoa+pb

 

Texto e foto: Assessoria

sicoob