20160417_090424A primeira edição do curso “Fire Repórter” foi desenvolvida e elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Vilhena e aconteceu entre os dias 11 a 17 deste mês, com a meta de instruir os componentes da imprensa vilhenense acerca das atividades desempenhadas diariamente pelos bombeiros. Além de disseminar o conhecimento técnico-profissional apresentando as principais técnicas de resgate e salvamento.

O curso contou com a dedicação de toda a corporação do CBM e algumas empresas parceiras que ofereceram mantimentos e artigos militares para o desenvolvimento das atividades, além do apoio do comando geral do CBM de Rondônia.

De acordo com o coordenador do curso e subcomandante 1º SGB/3° GB, Ten. BM Moacyr de Paula Junior, o curso transcorreu de forma positiva e superou as expectativas do que tinha sido planejado pela equipe. “Foi muito satisfatório para nós do CB passar esses dias com os profissionais da imprensa de Vilhena. É importante que cada integrante se familiarize com as nossas tarefas diárias”, salientou.

Ainda, de acordo com Moacyr, no primeiro dia de curso foram repassadas instruções teóricas e práticas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), onde foram ministradas instruções de anatomia e fisiologia humana, manobras e técnicas de resgate, imobilizações de fraturas, tratamento de queimados e feridos, manobras para transporte e suporte básico de vida, respiração artificial e reanimação cardiopulmonar RCP e outras técnicas aplicadas até a condução da vitima à unidade hospitalar.

Seguindo os dias seguintes, a equipe formada de profissionais da imprensa e um representante do curso de jornalismo da Unir, participou de treinamentos de combate a incêndios, bem como foi mostrado na prática as dificuldades diversificadas de um combate a incêndio de grandes proporções, esta parte prática foi executada com um circuito montado no aeroporto de Vilhena. As práticas de Salvamento em Altura foram desenvolvidas na caixa d’agua do SAAE e em uma cachoeira na zona rural, e contaram com instruções das técnicas de descidas de rapel.

“Esta parte do treinamento foi muito importante para que se pudessem vivenciar as dificuldades de um resgate em altura com vitimas em locais de difícil acesso”, enfatizou Moacyr.

Na lagoa do Roque e com uma moto aquática, os alunos puderam conhecer as técnicas de Resgate e Salvamento Aquático, onde os alunos puderam aprender acerca de acidentes no meio líquido, graus e fases do afogamento, técnicas de desvencilhamento de vítimas, entrada correta em meio líquido para resgate, nado de aproximação, abordagem, entre outras.

Nos dois últimos dias do curso, dias 16 e 17, os alunos se dedicaram à instrução de Busca e Salvamento em Cobertura Vegetal de Risco na sede campestre da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém. Os combatentes do Tiro de Guerra (TG) ministraram instruções de sobrevivência na selva, onde foi oportunizado aos alunos vivenciar as dificuldades de uma operação desta natureza.

Ao final, houve uma grande confraternização com os familiares dos participantes na sede do 3º Grupamento de Bombeiros de Vilhena para comemorar a chegada dos nobres amigos da imprensa que participaram destas atividades intensas, instrutivas e muito importantes para o conhecimento dos participantes no intuito de Vidas Alheias e Riquezas Salvar.

 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: CBM

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO