CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE 2Após uma acalorada discussão sobre a entrada de novos membros, o Conselho Municipal de Saúde realizou no último dia 10, eleição da mesa diretora para o próximo triênio.

Foram eleitos o médico Wagner Leite Júnior, como presidente, Leomar.Gonçalves, no cargo de secretário geral, a enfermeira como secretária geral, como 1ª secretária, Clarinda Maxminio da Silva e 2 secretária, Therly Lopes Zoche.

Também foram empossados os novos Conselheiros, Weslaine Amorim e Valdenir Roberto de Souza, ambos representando a associação de deficientes físicos de Vilhena (ASDEFIV).

Formado por 16 membros titulares e o mesmo número de suplentes, o colegiado passa a ter uma nova visão sobre a importância da atuação junto à secretaria de saúde e à comunidade. “Vamos fiscalizar centavo por centavo do dinheiro público aplicado para atender a saúde da população. Nada mais será aprovado sem o conhecimento e a aprovação deste Conselho”, disse.

O Conselho Municipal de Saúde tem grande importância na fiscalização da aplicação dos recursos públicos voltados ao setor e, principalmente, na execução dos serviços oferecidos à população através dos postos de saúde e hospitais da rede municipal. Nos últimos anos, o Conselho – que tem força inclusive sobre a rede particular de saúde – passou a ser alvo de críticas por falta de atuação.

Não houve nenhuma ação significativa que impedisse antigos gestores da secretaria de saúde e do hospital regional de cometerem atos que culminaram com a falência do sistema e suas consequentes prisões.

Em discurso inflamado o presidente empossado disse que pra ele não importa o que passou. Que a partir do dia da posse, todos os assuntos relacionados à saúde serão amplamente discutidos pelo Conselho.

Segundo a Conselheira Rose Prado, o novo presidente inspira confiança e tem um perfil adequado ao cargo, mas, não poderá dar as costas a problemas crônicos que já vem ocorrendo há muito tempo no Hospital Regional.

Wagner Leite quer ouvir a sociedade para garantir que as decisões do Conselho contemplem toda a comunidade.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Autor e fotos: Paulo Mendes

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO