DariO secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, que ao longo das últimas quatro décadas plantou milhares de árvores na cidade, ironicamente está correndo risco de responder processo por dano ambiental.

O descarte de resíduos de pneus numa vala nas imediações do Parque Ecológico do qual o próprio Dari de Oliveira é o idealizador e responsável pela implantação criou a situação controversa.

“Reconheço que foi um erro, e me responsabilizo pelo fato, mas não acho justo que em virtude de uma situação pontual todos os anos que dediquei a trabalhar pelo nosso Município, particularmente no que se refere ao urbanismo e arborização do perímetro urbano, me transformem a esta altura da vida no vilão ambiental da cidade”, argumenta.

O secretário foi ouvido pela reportagem do Extra de Rondônia quando estava fazendo colheita de sementes de mogno que pretende plantar no Parque Ecológico, em árvores que ele mesmo plantou há trinta anos nas margens da BR 364.

Ele relembrou que pelo menos metade das árvores existentes nos logradouros públicos vilhenenses foram plantadas por ele mesmo ou sob sua orientação. “Sempre trabalhei para que nossa cidade fosse bem arborizada e tivesse praças e áreas públicas com muita vegetação. O próprio Parque Ecológico foi uma iniciativa visando preservar área de valor ambiental e histórico antes que alguém inventasse de fazer loteamento naquele local”, declarou.

Sobre o problema dos pneus, Dari explicou que tinha prazo apertado definido pelo Ministério Público para tirar a sucata do prédio onde estava alojada. “O que deu para ser encaminhado à reciclagem nós despachamos, mas sobrou aquele resíduo. Como havia dentro da área do parque um ponto de erosão que pretendemos aterrar, naquele momento me pareceu ser uma boa ideia fazer o descarte. Mas, como disse antes, foi um erro sério, e me responsabilizo por ele”, avalia.

O secretário também detalhou que a área onde ocorreu a situação pertence a Aeronáutica, no entanto afirmou que está em tramitação processo de cedência do terreno para o Município, justamente em função da instalação do Parque Ecológico. “Mas o que eu posso dizer é que não houve dano ambiental de grande monta, e vamos corrigir o problema. Só espero ser tratado com um pouco mais de consideração e responder pelo meu erro de acordo com sua proporção, e não de forma superdimensionada como está colocado”, encerrou.

Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO