DSC_0296Falta de iluminação pública, erosão, obras paradas, acúmulo de entulho e lixo, animais mortos jogados em vias, esses são alguns dos problemas enfrentados diariamente por mais de 200 moradores dos bairros Parque Cidade Jardim I e II.

A reportagem do Extra de Rondônia foi acionada pelo presidente da Associação dos Bairros, Ivan Souza, na manhã desta quarta-feira, 27, para registrar os problemas da localidade.

Ivan conta que os moradores já realizaram várias reclamações para as autoridades, porém o problema não foi selecionado.

Por causa do acumulo de lixo no terreno próximo a mata, localizado na Rua Jandaia, Ivan, afirmou já ter feito abaixo assinado e entregue na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e secretaria de Obras do Município, mas até o momento nada foi feito.

“Já procuramos vários órgãos, mas ainda não tivemos resposta.  Já cheguei a comprar lâmpadas, e para facilitar o trabalho de substituição das lâmpadas marquei os postes em que não há iluminação. A equipe da obras chegou a trocar algumas lâmpadas, porem não deram continuidade. Estamos no escuro” afirmou o presidente.

Revolta a moradora, Roseni Santos Souza, destacou que a situação é de abandono. “Moro a mais de três anos nesse bairro, minha casa por pouco não foi engolida pela erosão e hoje sofro com a falta de respeito do poder público e de pessoas que se aproveitam da escuridão da rua para jogar todo tipo de coisa na área próxima a minha casa. O IPTU, as contas de luz, agua e coleta de lixo chegam certinho, mas o serviço não tem sido a contento”, contou a moradora.

De acordo com Roseni, para que o lixo não aumente um grupo de moradores vigiam o local.  “Empresas de disk entulho, carros particulares e até mesmo veículos plotados da prefeitura descartam lixo no local. Já teve discursões por aqui, pois abordamos uma pessoa que jogava lixo, pedimos para ela recolher, e ele não aceitou. Foi preciso dizer que acionaríamos a policia caso ele insistisse em jogar o fogão e sofá velho no local”, afirmou Roseni.

Outra fonte de indignação são as obras inacabadas da Macrodrenagem e da escola de ensino fundamental no bairro. Sobre a construção da escola, localizada na Rua Jose Honório Ramos, o presidente Ivan, disse que esta parada.

“Andaram limpando ao redor das paredes erguidas, porem nada tem sido feito para o avanço da obra”, declarou o presidente.

A obra iniciada em 29 de maio de 2015, sendo previsto o termino para fevereiro deste ano foi orçada em R$ 1.169.162,41. Por telefone, o sócio proprietário da empresa responsável pela construção HC Construtora, Jair Carlos, explicou que a construção teria sido interrompida devido à falta de repasse do Governo Federal, através do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

“O repasse começa a ser normalizado agora, sendo que hoje já encaminhamos um documento à secretaria de educação para que haja o reinicio dos trabalhos na próxima segunda-feira, a expectativa é que até o final do ano a construção esteja terminada”, explicou Jair.

Click na foto para ampliar 

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO