Minha atividade profissional requer muita leitura. Quanto mais leio, mais percebo que sei pouco.

Empresas em crescimento seguem estratégias, objetivando alcançar metas. Elas se concentram nos clientes apropriados e em suas necessidades, as quais eles procuram atender com presteza. Elas se tomam eficazes em desenvolver novos produtos e serviços, que oferecem valor superior aos clientes. Elas desenvolvem modos eficazes de conectar os clientes aos seus principais produtos.

Nos primórdios da telefonia celular, as telefônicas ampliaram suas redes, atraindo todo tipo de cliente. Algum tempo depois constatavam que diversos assinantes não permaneceram o tempo suficiente para recuperar os custos. Admitir que todos os clientes eram iguais foi um grave erro estratégico.

A maximização da carteira de clientes implica em: Selecionar um grupo de clientes lucrativos; Desenvolver uma proposta que satisfaça suas necessidades; e Focalizar os recursos na retenção de clientes lucrativos.

Dizem os estudiosos que aproximadamente um terço dos clientes das empresas não gera lucros; uma parcela expressiva dos custos de marketing são desperdiçados em iniciativas para adquirir esses clientes. Qual é sua experiência a respeito? Qual é o custo, na sua empresa, para desenvolver um cliente de médio porte? Você acompanha o investimento que está sendo feito versus os resultados obtidos? Eles são compatíveis?

À vezes os nossos administradores analisam os ativos, o giro dos estoques, as vendas por metro quadrado. E quanto a sua Carteira de Clientes? Como ela está sendo administrada? Quais são suas prioridades? Você está fazendo progressos?

Formas elementares para uma empresa crescer existem. Não tenha medo de pedir aos funcionários que adotem novas idéias, quando as condições do negócio mudam. Não tenha medo de repensar seu negócio. Não se esqueça de esmerar-se nos detalhes, pois seu negócio é feito disso. Treine seus funcionários da linha de frente, porque são eles que encantam seus clientes (ou estarão afugentando-os?!).

O crescimento empresarial é um tema inspirador. Qualquer empresa, de qualquer setor, pode fazer avanços significativos nesta área, aumentado suas vendas e aprimorando sua lucratividade. A boa leitura alarga horizontes, agrega conteúdo e experiência. Os administradores modernos são convidados, pois, a investir mais nela, a pesquisar mais na internet, na certeza de um retorno melhor! Você crê nisso? Então, bem vindo ao grupo !

Humberto C. Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

Fonte: Extra de Rondônia

 

 

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