Veronete Ritzmann Pereira, 47 anos, é natural de Santa Catarina, mas mora em Vilhena há mais de 11 anos. Ela é autora de diversas esculturas apresentadas em exposições realizadas pela cidade.

Segundo a artista regional sempre trabalhou com arte, em especial artesanato, mas só se aprofundou quando realizou sua especialização em artes visuais na Faculdade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Durante sua formação teve contato com esculturas e apaixonou-se pela sua produção. De acordo com Veronete seu primeiro busto foi uma releitura de Monalisa, obra do artista europeu Leonardo da Vinci, embora se inspire em Michelangelo e Rodin.

A artista já realizou na cidade três exposições, embora sempre empresta seu material para escolas realizarem trabalho abertos a comunidade, assim como o da escola Marechal Rondon realizado no dia, 05 de setembro.

Suas primeiras exposições foram realizadas pela faculdade em parceria com instituições, em Vilhena começou a expor seu trabalho por meio de Jeferson, do Ponto Cultural, tendo sua primeira exposição realizada na Universidade Federal de Rondônia (Unir) onde foi trabalhado o tema “Caos”.

Sua segunda exposição surgiu em parceria com o professor Emanuel, com a criação dos bustos da expedição e colonização histórica da cidade de Vilhena, em especial a expedição de Marechal Rondon.

Houve também uma exposição no Sicoob onde ela apresentou obras que representavam elementos da natureza (terra, água, fogo e ar). Além de esculpir Veronete também realiza pintura de telas, mas possui um apreço maior pelas esculturas, outro tipo de trabalho do qual a artista tem muito carinho são as telas de alto relevo, como a de Rondon e a casa do telégrafo.

Veronete também fez o busto de Lauro Sodré, encomendado para o lançamento de um livro. Atualmente finalizou o busto de uma pesquisadora de pássaros alemã que catalogou mais de 1100 espécies da região Amazônica, onde foi encaminhado para a cidade de Porto Velho, pois será realizado um monumento para homenageá-la.

Veronete explicou um pouco sobre a técnica utilizada para a confecção das esculturas. “O nome da técnica que utilizo é a fôrma perdida, onde o busto é modelado na argila, após é tirado um molde de gesso em cima da peça modelada e a fôrma é quebrada dando total significado ao nome, sendo possível a confecção de apenas uma peça, após a escultura é passada na rezina plástica, podendo deixar oca ou com peso dependendo do pedido, demora cerca de 20 dias a um mês” explicou a artista.

Além de confeccionar esculturas Veronete trabalha em uma loja de artigos de presentes e peças decorativas, que fica localizada na Avenida Major Amarante.

Ritzmann finalizou informando que também faz bustos a partir de fotografias por meio de encomenda, bastando entrar em contato e realizar seu pedido por meio de sua página no facebook, pelo site ou ir até a loja Art Nativa.

 

>>>>>>>>> Clique na imagem para ampliar >>>>>>>>>>

Texto e Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO