[pro_ad_display_adzone id="258130"]
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

 

“Situações de urgência em uma partida de futebol”, “Lesões comuns nos árbitros de futebol”, “Reabilitação das lesões em árbitros de futebol”, “Prevenção de lesões para árbitros de futebol”, “Morte Súbita no Futebol” e “Suporte básico de Vida” foram os temas das palestras realizadas na manhã de sábado, 27, no segundo dia da pré-temporada dos árbitros e assistentes do quadro da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (C.A/FFER) .

Todas as atividades foram desenvolvidas por equipes de ortopedistas e fisioterapeutas da Cia do Movimento, e médica da Cardiocenter e um professor da Unir. Neste domingo, as atividades práticas serão realizadas no Centro de Treinamento do Rondoniense, com início às 8 horas.

O experiente ortopedista, José Wilson Serbino (Instituto do Joelho), ministrou a palestra sobre “Situações de urgência em uma partida de futebol” garantindo aos participantes noções de como podem agir em situações que podem ocorrer no campo de futebol com objetivo de garantir um menor risco possível tanto para atletas quanto para os próprios árbitros.

O ortopedista Rodrigo Gonçalves falou sobre o tema “Lesões comuns nos árbitros de futebol”.  O árbitro sabe que dentro de uma concepção do futebol moderno cada vez mais lhe é exigido que tenha um bom condicionamento.  Porém, as lesões certamente podem surgir, devido a esforço prolongado, sobrecarga, biomecânica incorreta, entre outros. Os árbitros e assistentes ouviram atentamente às instruções no intuito de minimizar os fatores de risco que possam ocasionar lesões.

O tema “Reabilitação das lesões em árbitros de futebol”, apresentado pelo fisioterapeuta Thiago Pereira Marques, foi maciçamente explorado pelos profissionais da arbitragem  no intuito de melhor orientação de retorno às atividades lesões, passando corretamente pela fase de reparo para não agravar a situação.

A fisioterapeuta Alessandra Moreno Serbino, que tem acompanhado há anos os trabalhos tanto de atletas quanto de árbitros de futebol, abordou o tema “Prevenção de lesões para árbitros de futebol”.  Alessandra tem contribuído para a recuperação de jogadores e sempre orientou alguns árbitros e assistentes que buscam a melhor forma física para a maratona da temporada. Ela destacou fatores fundamentais que possam evitar lesões, bem como, apresentou diferentes tipos de alongamentos dos músculos como medidas que possam prevenir.

Um tema que tem preocupado todas as modalidades esportivas foi abordado pela médica Renata Mariot Gonçalves- Cardiocenter.  O tema “Morte Súbita no Futebol” passou a ser debatido com grande freqüência pelas entidades que organizam as competições, visando evitar fatalidades dentro de campo a exemplo de casos já registrados nos últimos anos.

O médico de emergência e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vinicius Ortigosa Nogueira, debateu sobre “Suporte básico de vida”, chamando a atenção para segundos que podem salvar uma vida dentro de campo. O médico apresentou alguns exemplos de situações em que é preciso reanimar um atleta com problemas como a parada cardiorrespiratória, com a apresentação de técnicas a serem administradas como a realização imediata de reanimação cardiorrespiratória, bem como o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Texto: Assessoria

Fotos: Assessoria

[pro_ad_display_adzone id=258185] [pro_ad_display_adzone id=394551]
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO