A primeira aparição do Ecoman foi na maior feira de agronegócio da região Norte do Brasil, a Rondônia Rural Show (2018), realizada na cidade de Ji-Paraná. Sua participação foi um sucesso de público, seu objetivo era de estimular e desenvolver a consciência ambiental, além de promover a disposição correta do lixo urbano.

Ecoman é o super-herói amigo do meio ambiente, e parece ter conquistado corações, isso por possuir tamanha desenvoltura durante o evento.

O personagem “mascote” da MFM Soluções Ambientais afirma ter vindo do “Planeta Chorumita”, “um lugar ainda degradado pela presença de lixões a céu aberto, por isso estou aqui, com a experiência adquirida no meu território, para ajudar o Planeta Terra a vencer a luta contra os vilões da sujeira”.

Na conversa com Ecoman, é possível notar que ele tem muitos amigos, claro, mas seus “inimigos” podem esperar um bom combate: “O Ecoman chegou para dar fim aos lixões, lugar de lixo é no aterro sanitário. Chora, chorume!”, avisa.

Chorume é o líquido que resulta da decomposição do lixo orgânico e que, nos lixões, tem contato direto com o solo, responsável pela contaminação do lençol freático, por exemplo.

Ecoman garante não dar trégua. “Sou defensor do meio ambiente e os aterros sanitários são meus aliados, assim como é cada cidadão deste País, deste Estado de Rondônia”, lembra.

Pensando bem, o Ecoman veio para o lugar certo. Em Rondônia, a MFM já dispõe de recursos que justificam a luta do “Super-herói amigo do ambiente”. Duas cidades-polo do Estado têm seus aterros sanitários devidamente implantados e em funcionamento: em Vilhena, ao Sul do Estado, e Cacoal, região Centro. E um novo aterro sanitário será inaugurado em Ji-Paraná, também na região central de Rondônia. “Isso é incrível e muito animador!”, reconhece Ecoman.

 

ECOMAN TEM “MADRINHA”

 O personagem Ecoman foi criado pela área de desenvolvimento de marketing da MFM Soluções Ambientais para estimular a participação da comunidade acerca dos problemas e soluções que envolvem a disposição e tratamento do lixo urbano em Rondônia.

A escolha do nome do “mascote” da MFM aconteceu por meio das redes sociais Facebook e Instagram, e a universitária Rebeca Melo Lima, de 19 anos de idade, nascida em Vilhena, foi a vencedora do concurso, em votação que reuniu a diretoria da MFM, departamento de Marketing, departamento Comercial e seus colaboradores.

Rebeca ganhou R$ 500,00 em prêmio, depois de concorrer com mais de 86 nomes apresentados para a escolha.

Segundo Rebeca, ela escolheu o nome Ecoman por imaginar como deve ser a relação do homem com o meio ambiente: “Devemos ser mais Ecoman, todos os dias”.

O que significa que as pessoas precisam se envolver com os problemas e soluções sobre o tema, neste caso, em especial, o lixo urbano.

Para Rebeca, a seleção do lixo, por exemplo, só tem chance de dar certo com a participação das famílias e escolas. “Eu mesma já realizo a seleção de resíduos, o que deve ser um compromisso de todos”, avalia.

Agora, reconhecida como a ‘madrinha’ do Ecoman, Rebeca acredita que o personagem vai ajudar na conscientização, com destaque para o mundo das crianças, “figuras centrais para desenvolver consciência ambiental”.

 

Texto e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO