Faiçal Akkari, diretor do HR de Vilhena/Foto:Extra de Rondônia

Faiçal Akkari, diretor do Hospital Regional de Vilhena (HRV), visitou a redação do Extra de Rondônia na tarde de quinta-feira, 4, para explicar como está o atendimento da unidade hospitalar.

HORÁRIO DE VISITA

De acordo com Faiçal, o horário de visita anterior era das 14h às 15h, porém, coincidia com horário de medicação dos pacientes, sendo que agora das 15h às 16h facilita o trabalho da enfermagem. Além disso, vai ajudar na troca de acompanhantes.

PRONTO-SOCORRO

O diretor afirma que o pronto-socorro conta com três médicos, um na emergência/urgência e dois no atendimento geral. Contudo, Faiçal pede aos usuários para se inteirar sobre os protocolos do hospital e no que for possível procurar os postos de saúde, no qual alguns estão abertos até as 22h.

DEMORA

Faiçal explica que a demora no atendimento que a população tanta reclama, se faz necessário devido ao protocolo, pois sempre há pacientes em estado mais grave, crianças com febre e idosos com problemas crônicos, com isso, há necessidade de passar na frente para ser atendido e isso gera desconforto a quem está aguardando na fila. Sendo que, pelo protocolo pacientes em estado não grave podem aguardar até 4h.

O diretor ressalta que muitos pacientes reclamam da demora, mas já passaram pelo médico, e aguardam resultado de exames, após voltam para fila para apresentar o exame ao médico. E, isso, faz com que o paciente tem que aguardar na fila novamente.

OBSTETRÍCIA

Faiçal comenta sobre reclamações de gestantes na questão do mau atendimento no centro de obstetrícia. Ele afirma que a reclamação não procede, pois, o centro é terceirizado e não falta profissional nesse setor, sendo dois médicos por plantão.

O diretor enfatiza que aí volta a questão do protocolo, pois a gestante passa por acompanhamento, ou seja, faz o pré-natal no posto de saúde justamente para facilitar o atendimento no centro de obstetrícia.

ACOMPANHANTE

Nesse quesito, Faiçal disse que também há protocolo a seguir, de 0 a 17 anos é necessário que se tenha um acompanhante de 18 a 60 anos, tem que ter autorização da enfermaria. No caso de necessidade de o paciente precisar de dois acompanhantes, tem que ser solicitado pela enfermagem ou pelo médico.

VISITA

O diretor explica que a visita aos pacientes Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não mudou, continua das 12h às 12h30, liberado duas pessoas de uma vez.

Já nas clinicas, é liberado quatro pessoas, porém, da seguinte forma, entra duas, saem e depois mais duas, sendo que na entrada da visita é permitida a troca de acompanhante. No caso o horário oficial é das 06h às 07h das 15h às 16h e das 18h às 20h.

SEGURANÇA

O diretor expõe que no momento o HRV não tem nenhum tipo de segurança, mas que o executivo está com projeto de parceria com a Polícia Militar (PM) seguindo modo de outros municípios para que policiais militares façam a segurança do hospital. No momento os próprios funcionários fazem o trabalho de vigilância nas portarias e dentro da unidade.

Por fim, Faiçal afirma que o trabalho no HRV é feito com muito carinho e zelo pelo patrimônio público e comunidade, mas nem sempre as pessoas que precisam do hospital entendem que os protocolos são designados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO