Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Esta semana minha sobrinha começou a trabalhar numa Startup nacional, ocupando uma posição de gerência. Ela é a primeira pessoa da família a ingressar numa empresa de alta tecnologia, do mundo digital, envolvendo inteligência artificial.

Já a comuniquei que precisamos ter longas conversas a respeito. Gostaria de descobrir qual é o perfil de seus funcionários; como elas são por dentro; em que diferem das empresas tradicionais; quais suas principais ferramentas de trabalho, estratégias, métodos de gestão, avaliação de desempenho etc.

Estou certo de que você, no meu lugar, teria as mesmas perguntas e adicionalmente gostaria de descobrir esse encantador e promissor mundo digital (se já não estiver atuando nele). Dadas as circunstâncias ficou evidenciado meu desconhecimento do assunto e a necessidade de aprender. Então fui pesquisar na internet coisas básicas, com o objetivo de reduzir minha ignorância, as quais desejo compartilhar com você:

1.-Das nove maiores empresas do mundo, em dez.18, em inteligência artificial, seis eram norte americanas (Amazon, Alphabet/Google, Apple, Facebook, IBM e Microsoft) e três eram chinesas (Alibaba, Baidu e Tencent);

2.-Ainda no final do ano passado, as 10 maiores Startups brasileiras eram: Nubank, Creditas, Guia Bolso, Docket, Stone Pagamentos, Cargo X, Loggi, Sky.One Cloud Solutions e Hotmart. Elas empregavam 5.160 funcionários e previam a contratação expressiva de novos funcionários, durante o exercício de 2019.

Seus números são impressionantes. Apenas alguns breves comentários, para sua informação: A-Uma delas criou, por assim dizer, um banco digital, um cartão de crédito digital gratuito e um sistema de premiação (pontos). Mesmo tendo um prejuízo de R$ 50 milhões no ano, ela abriu 1,5 milhões de novas contas e captou US$ 527 milhões em investimentos; B-Uma outra empresta dinheiro com juros de 1,15% a 1,49% ao mês para pessoas físicas; C-Uma outra, ao tomar ciência de que uma pesquisa de mercado indicava que 43% dos caminhões rodavam vazios no país, tomou uma decisão: criar um Uber para caminhões; D-Uma outra atua como avalista no mercado de locação imobiliária, e ainda passou a atuar como gestora de imóveis, com novos conceitos e ferramentas; E-Uma outra empresa se especializou em fazer entregas rápidas, em cidades grandes e com trânsito caótico; F-Uma se especializou em combater os problemas burocráticos impostos às empresas, na área jurídica…

As empresas, as formas de se relacionar e fazer negócios, a prestação de serviços, a administração financeira pessoal, o trabalho, a educação, o lazer, o transporte etc estão em plena convulsão! Estamos envolvidos numa revolução profunda e veloz, de consequências imprevisíveis, a qual está apenas no começo. Nossos alicerces estão estremecendo; mal podemos acompanhar esse processo. Muitos de nós estão ameaçados; outros, porém, estão ansiosos em se beneficiar dessas mudanças.

Nosso processo de envelhecimento se acelerou, tornando-nos obsoletos em menos tempo. Com sete anos sua empresa já é excluída da categoria startup! Contudo, devido às novas tecnologias, preciosas oportunidades de negócios surgem sem parar !

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO