Reajuste de energia em RO / Foto: Ilustrativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 10, um reajuste médio de 0,11% nas tarifas da Energisa Rondônia (ex-Ceron).

A informação foi publicada no site do órgão federal.

Para consumidores conectados à alta tensão, haverá uma redução de 0,27%, e para a baixa tensão, haverá uma alta de 0,24%, onde se enquadram as residências.

As novas tarifas vigoram a partir desta sexta-feira, 13, e afetam 640 mil unidades consumidoras no Estado.

Apesar de pequeno, o reajuste vem em momento inoportuno, e deverá ser assunto a ser amplamente discutido em Rondônia na esfera política, particularmente na CPI que está em andamento na Assembleia Legislativa.

Decisão foi publicada no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) / Foto: Extra de Rondônia

 

>>> CONFIRA, ABAIXO, A PAUTA DA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA, 10:

 

PAUTA/ATA DA 46ª REUNIÃO PÚBLICA ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE 2019 (PRÉVIA) / 10/12/2019

Aos dez dias do mês de dezembro do ano de dois mil e dezenove, às nove horas, na Sala de Reuniões da Diretoria no Edifício Sede da ANEEL, situado na SGAN 603, módulos I/J, Brasília – DF, de acordo com o disposto no art. 8º do Regimento Interno da ANEEL, a Diretoria reuniu-se ordinariamente para deliberar sobre os assuntos constantes da pauta previamente distribuída. Compareceram o Diretor-Geral, André Pepitone da Nóbrega, que presidiu os trabalhos, os Diretores Sandoval de Araújo Feitosa Neto, Rodrigo Limp Nascimento, Efrain Pereira da Cruz e Elisa Bastos Silva, o Procurador-Geral, Luiz Eduardo Diniz Araujo, e o Secretário-Geral, Ricardo Marques Alves Pereira.

Havendo número regimental, o Presidente iniciou os trabalhos dispensando a leitura da Ata da 45ª Reunião Pública Ordinária, realizada no dia três de dezembro de dois mil e dezenove, cuja cópia foi distribuída previamente para análise dos Diretores. Em discussão e votação, a Ata foi aprovada sem restrição.

 

  1. RELAÇÃO DOS ASSUNTOS RELATIVOS AOS AGENTES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO.
  1. Processo: 48500.005792/2019-12

Assunto: Reajuste Tarifário Anual de 2019 das Centrais Elétricas de Rondônia S.A. – Ceron (Energisa Rondônia), a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2019.

Área Responsável: Superintendência de Gestão Tarifária – SGT.

Relator(a): Sandoval de Araújo Feitosa Neto

Decisão: A Diretoria, por unanimidade, decidiu: (i) homologar o índice de Reajuste Tarifário Anual das tarifas das Centrais Elétricas de Rondônia S.A. – Ceron (Energisa Rondônia), a vigorar a partir de 13 de dezembro de 2019, que conduz ao efeito médio a ser percebido pelos consumidores de 0,11%, sendo -0,27% para os consumidores em alta tensão e 0,24% para os consumidores em baixa tensão; (ii) fixar as Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição – TUSD e as Tarifas de Energia Elétrica – TE aplicáveis aos consumidores e usuários da Ceron; (iii) estabelecer os valores da receita anual referente às instalações de transmissão classificadas como Demais Instalações de Transmissão – DITs de uso exclusivo; e (iv) homologar o valor mensal de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE a ser repassado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE à Ceron, de modo a custear os descontos retirados da estrutura tarifária.

Houve apresentação técnica por parte do servidor Leonardo de Araújo Silva, da Superintendência de Gestão Tarifária – SGT.

Houve sustentação oral por parte do Sr. Frederico Accon, representante das Centrais Elétricas de Rondônia – Ceron (Energisa Rondônia).
Ordem de julgamento: 1
Ato(s) Administrativo(s): 
Resolução Homologatória nº 2.648/2019

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO