Acadêmicos atenderam o povo Paiter Suruí de Cacoal / Foto: Divulgação

No final deste semestre, os cursos de biomedicina e nutrição oferecidos pela Unesc, em Cacoal, prestaram atendimentos na área da saúde para a comunidade do povo indígena Paiter Suruí do Território Sete de Setembro, na Aldeia Lapetanha.

O projeto teve o propósito de realizar um “check up” na saúde indígena, por meio de ações preventivas e assistenciais , voltadas para orientações de prevenção e minimização de aquisição de doenças cardíacas e metabólicas.

Na oportunidade, esteve presente no evento o líder do povo Paiter Suruí, Almir Narayamoga Surui, o coordenador da Associação Metareilá Rubens Naraikoe Suruí e, o cacique da Aldeia La Petanha Mopiry Suruí.

Durante a ação, foram realizados aproximadamente 130 atendimentos à população indígena.

Para o professor Cássio Santos, esse tipo de atividade enriquece a prática dos temas de conhecimentos adquiridos no âmbito da faculdade e, mais importante ainda, ajudar a orientar e promover a saúde e a qualidade de vida para a população atendida.

Ao final dos atendimentos, os indígenas apresentaram algumas das atividades culturais. Participaram da ação os estudantes dos 4º, 6º e 8º períodos de biomedicina e nutrição, supervisionadas pelos professores dos cursos, Cássio Lanfredi Santos, Heloísa Pessoa Sá, Diego Xavier e Kely Cristina Leite.

Foram realizados aproximadamente 130 atendimentos / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO