Vanderlei Graebin / Foto: Extra de Rondônia

Mais uma vez, o vereador Vanderlei Graebin deve ser afastado da Câmara de Vereadores. Mas, agora, seu mandato será extinto.

Ofício do Juiz Eleitoral de Vilhena, Vinícius Bovo de Albuquerque Cabral, foi enviado à Casa de Leis, nesta quarta-feira, 25, determinando providências cabíveis quanto a Graebin, condenado criminalmente, em definitivo, pelo delito de falsidade ideológica, tendo a decisão transitado em julgado em 02 de março de 2020, infringindo pena de 1 ano e 6 meses de reclusão e pena de multa.

Ao Extra de Rondônia, a assessoria jurídica do Legislativo disse que a determinação será respeitada e prepara decreto que extinguirá o mandato, com base no Regimento Interno da Casa e decreto lei 201/67.

“Art. 8º Extingue-se o mandato do Vereador e assim será declarado pelo Presidente da Câmara, quando: I – Ocorrer falecimento, renúncia por escrito, cassação dos direitos políticos ou condenação por crime funcional ou eleitoral”, diz o decreto, que deverá ser na primeira sessão.

Caso o presidente do Legislativo, Ronildo Macedo, seja omisso com relação às providências, pode ser responsabilizado e ser destituído do cardo da Mesa Diretora.

TABALIPA ASSUME

Com a decisão, o suplente, policial civil Wilson Tabalipa, retorna à Câmara de Vilhena, aguardando apenas a convocação oficial que ocorrerá às 10h da próxima quinta-feira, 2 de abril.

Juiz determinou presidente da Câmara para providências / Foto: Extra de Rondônia
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO