Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Como está a qualidade do seu lucro empresarial? Qual tem sido sua estratégia na busca do lucro ideal?

O lucro contábil é formado de aspectos econômicos e financeiros. Precisamos compreendê-los para gerenciá-los adequadamente. O lucro ideal é aquele que respeita índices econômico-financeiros padrões, para empresas de alto desempenho.

Por vezes, na busca obsecada do lucro, algumas empresas descuidam o aspecto financeiro. Isso não é bom. Elas correm ansiosamente rumo a esse objetivo, sem atentar que, ao fazer isso, podem estar estendendo sobremaneira os prazos de suas contas a receber. E isso pode afetar suas disponibilidades financeiras, bem como dificultar o pagamento das despesas e custos de curto prazo.

Deve haver um perfeito equilíbrio entre os fatores que possibilitam a obtenção do lucro. De nada adianta conseguir obter lucro se esses recursos não estiverem no caixa.

A obtenção de um lucro compatível com o investimento pode esbarrar em alguns fatores limitantes. O respeito ao fluxo de caixa é uma regra básica que não pode ser deixada de lado. A obtenção do lucro nunca deve enfraquecer sua solidez financeira. Dito em outras palavras, o aspecto econômico nunca deve prevalecer sobre o aspecto financeiro.

É possível que algumas vezes sua empresa deva optar por um lucro menor, desde que ele lhe proporcione um confortável fluxo de caixa.

É por esse motivo que os bons administradores, ao prepararem o planejamento operacional anual, também projetam, de forma independente e paralela, o fluxo de caixa. Ambos os relatórios são essenciais e complementares para uma gestão salutar.

Quando ignoramos isso, o lucro pode até aumentar, porém seria uma tolice trabalhar um ano e ao final constatar que o lucro não está no caixa, mas no contas a receber. Também seria uma tolice queimar seus estoques para obter um lucro ligeiramente maior, colocando os estoques em nível perigosamente baixo.

Se o lucro contábil de uma firma, ao final de um determinado período, não estiver inteiramente no caixa, é imperioso reconhecer que a atuação da gerência não foi a melhor possível.

Concluindo: Como regra geral, o lucro contábil deve ser compatível com o volume das receitas, deve remunerar o investimento feito e, adicionalmente, deve preservar a solidez financeira da organização.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO