Balsa/ Foto: Divulgação

O deputado federal Lucio Mosquini, vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara Federal, anunciou na quinta-feira 02, um importante avanço nas tratativas com governo boliviano para implantação da balsa em Costa Marques.

A ação é esperada por muitos pois marca o início de importantes relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia. O congressista promoveu nesta semana, através de videoconferência, uma reunião que envolveu várias autoridades e representantes do Governo Federal, Receita Federal, Ministério do Meio Ambiente, e o representante da Embaixada Boliviana Faleg Valdez Copas que é primeiro secretário e encarregado de negócios.

Durante reunião foi abordado algumas pautas tais como: estudo de viabilidade econômica, implantação e alfandegamento da balsa de travessia no Rio Guaporé que interligará o município de Costa Marques no à Puerto Ustarez / Departamento do Beni / Bolívia.

Mosquini destacou que essa é uma luta que começou no ano de 2015, a pedido do deputado estadual Lebrão. “A receita federal precisa alfandegar essa travessia, nós temos um potencial econômico enorme com a Bolívia”, destacou.

Com a implantação da balsa, Rondônia vai poder vender seus produtos para a Bolívia e fomentar ainda mais o agronegócio na região. A Bolívia possui a maior reserva de sal do mundo, com a nova rota comercial, o Brasil conseguirá importar o sal boliviano que possui um preço irrisório.

“Cerca de 90% de todo sal consumido hoje no Brasil vem do estado de Rio Grande do Norte, são mais de 5 mil quilômetros de distância até Rondônia, isso onera o preço. Vamos poder comprar sal aqui ao lado, na Bolívia, com um preço reduzido, vai melhorar na cozinha sem falar os produtores de gado que terão acesso a um sal mais barato”, frisou o Parlamentar.

O deputado Lucio Mosquini tem agenda marcada para final do mês em Costa Marques. O objetivo é promover no dia 30 de setembro uma audiência pública para mostrar para todo comunidade local as vantagens econômicas da Integração Brasil / Bolívia.
Após isso o Parlamentar irá em missão oficial até o município de San Joaquim, Departamento do Beni / Bolívia, entregar para a prefeita local o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE.

A missão oficial vai terminar com outra audiência pública que será realizada na sede da Prefeitura Municipal de Trinidad, capital do Departamento do Beni / Bolívia. “É preciso construir essa relação comercial, nossa finalidade é valorar o potencial de integração e desenvolvimento socioeconômico da região do Vale do Guaporé. Não tenho dúvidas que estamos construindo um grande corredor de integração econômico-comercial, cultural e turística em Rondônia” finalizou.

sicoob credisul

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO