Concentração de dezenas de pessoas na ala Covid / Foto: Cremero

A diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) iniciou nesta quinta-feira (24) o cumprimento de uma agenda de compromissos na regional de Vilhena.

O primeiro compromisso ficou por conta da fiscalização de rotina, desta vez no Hospital Regional (HR) de Vilhena.

Dentre as irregularidades mais graves encontradas esteve a concentração de dezenas de pessoas na ala Covid que aguardavam em fila suas cirurgias de cataratas.

De acordo com o diretor de fiscalização, Cleiton Cassio Bach, foi identificado que dois pacientes estavam sendo operados na mesma sala, apenas por um oftalmologista, sem anestesista ou outro profissional que pudesse atender a qualquer eventual intercorrência.

“Não havia ambiente cirúrgico para tais procedimentos, nem mesmo sala de recuperação e nenhum paciente tinha feito qualquer tipo de exame clínico pré-operatório. Na entrada, estes dividiam a recepção com pacientes suspeitos de Covid, inclusive usando o mesmo banheiro”, destacou.

Durante a fiscalização também foi registrado a entrada dos pacientes ao chamado “centro cirúrgico” com a própria roupa, sendo colocado apenas um avental que sequer cobria os braços.

“O acesso à área externa era livre. Inúmeras pessoas da equipe do hospital entravam e saiam, sem nenhuma preocupação com assepsia e antissepsia. Conversamos com o médico que realizava as cirurgias, a respeito das condições com que se realizavam os atendimentos, e ele entendeu por bem suspender as cirurgias dos pacientes que aguardavam”, acrescentou o 2º vice-presidente do Cremero, médico Marco Tulio Teodoro.

Terminada a fiscalização, a comitiva – também composta pela presidente, a médica Ellen Santiago e pelo delegado regional, médico Eduardo Scholer – se reuniu com representantes da direção do Hospital e com a secretária municipal de saúde, Weslaine Cristina de Amorim, que informou que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) solicitou que o município fornecesse o espaço físico para que se realizassem os procedimentos. As demais irregularidades encontradas serão protocoladas nos órgãos responsáveis oficialmente após finalização do relatório pelo departamento.


“Não havia ambiente cirúrgico para tais procedimentos, nem mesmo sala de recuperação”, explicou médico / Foto: Cremero
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO