Cirurgias de catarata tiveram um aumento significativo, saltando de 300 para 720 / Foto: Divulgação

A parceria entre a Santa Casa de Chavantes e a Prefeitura está trazendo avanços significativos na saúde de Vilhena.

Segundo relatório divulgado, houve aumento de 54% nos atendimentos da UPA24h, 201% nos procedimentos cirúrgicos e 90% nos exames laboratoriais de janeiro a maio de 2023, em comparação ao ano anterior.

Tomografias, radiografias e mamografias também registraram crescimento, enquanto a redução do tempo de espera e a humanização dos atendimentos são prioridades da Santa Casa.

De acordo com o relatório (confira no final da matéria), comparando os dados de 2022 e 2023, desde a contratação da Santa Casa, os resultados são impressionantes. No período de janeiro a maio de 2022, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) registrou 27.925 atendimentos. Contudo, no mesmo período deste ano, a Santa Casa alcançou a marca de 43.106 atendimentos, representando um aumento de 54% nos serviços prestados.

Além disso, foi constatado o crescimento no número de procedimentos cirúrgicos, com um aumento de 201%, passando de 205 para 618 no mesmo período comparativo. Em particular, as cirurgias de catarata tiveram um aumento significativo, saltando de 300 para 720.

Os exames laboratoriais também apresentaram um crescimento expressivo. De janeiro a maio de 2022, foram realizados 29.246 exames, enquanto no mesmo período deste ano, esse número subiu para 55.634, representando um aumento de 90% em uma área crucial para o bom funcionamento do Hospital Regional de Vilhena e da UPA24h.

Outros exames, como os de imagem, também registraram aumentos significativos. As tomografias passaram de 1.118 para 2.307 entre 2022 e 2023. As radiografias quase dobraram, saindo de 4.768 para 8.851 no mesmo período. Houve também um crescimento no número de mamografias, com 532 mulheres atendidas no ano anterior, enquanto no mesmo período deste ano, esse número subiu para 896.

Além do crescimento expressivo nos números, a Santa Casa destacou uma redução considerável no tempo de espera, seguindo o Protocolo de Manchester. Ainda, os atendimentos demonstraram um alto nível de humanização, evidenciando a preocupação com o bem-estar do paciente em todas as etapas do processo, tanto na UPA24h quanto no Hospital Regional e Instituto do Rim (IRR), unidades atendidas pela instituição.

 

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO