A deputada estadual Rosangela Donadon (PMDB) se reuniu com membros da Central das Associações do Cone Sul, bem como com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Rondônia, Luíz Flavio Carvalho Ribeiro, para tratar de assuntos importantes em relação ao desenvolvimento do pequeno produtor do extremo sul de Rondônia. A pauta principal do encontro foi tratar da reversão das terras através de conciliação entre as partes para a regularização das áreas ocupadas pelos produtores. A meta, segundo a deputada estadual, é fazer o cadastramento de todas as áreas para o registro das famílias como acampadas (assim poderão participar de programas do governo federal), a fim de evitar possíveis conflitos agrários.
O que é mais interessante neste projeto, é que todas as ações previstas na regularização serão tomadas em comum acordo entre autoridades governamentais e donos dos imóveis já ocupados. Rosangela Donadon explicou que com as terras regularizadas, as associações poderão receber mais benefícios públicos, além de dar melhor condição de vida aos proprietários. “Todo mundo ganha com isso, pois além dos proprietários estarem com as áreas regulamentadas, a região poderá ter um salto de desenvolvimento”, explica a parlamentar.
Os cerca de 30 representantes das associações que participaram do encontro estão esperançosos com relação ao “segundo passo” oriundo deste encontro. “Queremos acelerar os trâmites burocráticos o máximo possível para beneficiar estes grupos”, enfatizou a deputada estadual Rosangela Donadon. Através de sua assessoria, o superintendente do INCRA apresentou as metas do órgão para a região: “Queremos avançar rapidamente na solução desses conflitos. Não podemos permitir que o Estado continue nessa situação e estamos unindo esforços com as diversas instâncias para solucionar os impasses”, relatou Luíz Flavio.
A deputada Rosangela Donadon relatou que não está medindo esforços para regularizar essas áreas. Ela reiterou sua parceria com os produtores rurais em relação à destinação de diversas emendas para este segmento social. “Já me comprometi outras vezes com produtor rural, e reitero minha parceria com este setor. Estamos trabalhando com afinco para regularizar todas as áreas e em seguida destinar os investimentos”, explica.
Autor e foto: Assessoria