Presidente da ALE sendo entrevistado pelo repórter Mário Quevedo/Foto: Extra de Rondônia

O deputado Laerte Gomes (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa (ALE) do Estado de Rondônia, esteve em Vilhena nesta quinta-feira, 19, ocasião em que participou de atividade promovida pelo setor produtivo rural, através da Aprosoja, dando início oficial ao plantio de soja em todo o país, após o período do vazio sanitário.

O evento foi transmitido ao vivo para o Brasil inteiro através do Canal Rural, e contou com a participação de autoridades do Estado, incluindo o governador Marcos Rocha (PSL), integrantes do governo federal e empresários do agronegócio da cidade e da região. Em entrevista ao Extra de Rondônia Laerte destacou a importância desta realização para o Vilhena e ao Estado, e falou sobre o setor produtivo, além de comentar a CPI da Energisa aprovada esta semana pela Assembleia Legislativa.

Sobre o evento da Aprosoja e o fato do lançamento nacional do plantio de soja para a próxima safra ter acontecido em Vilhena, o presidente do Legislativo afirmou que é uma grande “honra e uma oportunidade preciosa para que a cidade e o Estado de Rondônia evidenciem a força do agronegócio local e suas potencialidades”.

Laerte também falou que a escolha de Vilhena para representar Rondônia na iniciativa foi uma questão de justiça, “afinal foi por aqui que a soja chegou ao Estado e os produtores locais estiveram na vanguarda na produção do produto, que hoje é um dos principais alicerces da economia de Rondônia”. Ele também ressaltou o primor da organização do evento, e parabenizou o Grupo Mazutti, que disponibilizou uma de suas propriedades para a realização da cerimônia.

Acerca do apoio do poder público para dinamizar as ações do setor produtivo, o deputado defendeu suporte e atenção aos pequenos e médios produtores, e agir para não atrapalhar os grandes. “Precisamos subsidiar os menores, dando suporte técnico e outros incentivos para o seu fortalecimento, e aos grandes é necessário desburocratizar o sistema, em particular a legislação ambiental, não criar tributos e ter uma malha viária rural em plenas condições de uso o ano inteiro.

Sobre este ponto, Gomes lembrou que desde a época do governo de Ivo Cassol não houve investimentos de monta nas estradas rurais do Estado, que necessitam de manutenção, investimentos e ampliação. “Rondônia precisa de um rede ampla e interligada de rodovias estaduais pavimentadas na área rural, interligando os polos produtivos ao eixo da BR para escoamento da produção e suporte ao setor produtivo. O atual governo demonstra interesse pelo assunto e o Poder Legislativo está à disposição para contribuir em ações voltadas ao enfrentamento desta demanda”, frisou.

Sobre a CPI da Energisa Laerte Gomes afirmou que a ALE atendeu ao chamado da sociedade rondoniense com relação aos fatos que estão ocorrendo em prejuízo da comunidade, cumprindo seu papel institucional. Ele garantiu que vai promover a instalação da Comissão o mais rápido possível, e vai envidar esforços para articular outras instituições como o Ministério Público e Tribunal de Contas para participar dos trabalhos e pediu aos rondonienses que acompanhem o andamento da CPI e levam ao conhecimento dos deputados situações pertinentes à investigação.

“Vamos nos empenhar no sentido de esclarecermos as ocorrências que tem causado tantas reclamações dos rondonienses e apontar caminhos que levem a melhoria da prestação dos serviços e fornecimento de energia por parte da empresa, buscando a normalização das relações entra a Energisa e o povo de Rondônia”, resumiu o presidente.

Laerte Gomes, presidente da ALE/Foto: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO