seniorO estado de Rondônia, que compõe a regional 5 do grupo nacional de Dança Sênior, participou do encontro de todas as regionais, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de novembro, no município catarinense de Piraberaba (sede do movimento no Brasil).

Em visita à redação do Extra de Rondônia,  a líder da representação rondoniense da Dança Sênior, Rosângela Goebel, disse que evento reuniu mais de 1200 pessoas e contou com a presença da presidente honorária do movimento, a alemã Christel Weber.

Rosângela explicou que a Dança Sênior foi criada, inicialmente, para atender os idosos. Com uma característica inclusiva, os passos desenvolvidos pelo grupo hoje em dia já são destinados para pessoas de qualquer idade, com qualquer condição física e emocional. “A Dança Sênior foi criada para trazer as pessoas a um convívio social, além de se exercitarem, elas podem conviver com outras pessoas e até mesmo buscar a superação dos seus limites”, explicou a representante do movimento em Vilhena.

Outro ponto forte da Dança Sênior é a valorização cultural. Os passos aplicados pelos praticantes são todos acompanhados por músicas do contexto cultural brasileiro (em outros países são suas músicas folclóricas). O grupo que representa a Dança Sênior em Vilhena vem difundindo o trabalho no município, apresentando o movimento principalmente às crianças e os idosos. Pelo menos 300 alunos da escola Cristo Rei já foram apresentados ao movimento, além de grupos religiosos e entidades variadas.

A disseminação tem dado certo. Tanto que o Grupo Juvenil “Amazônia Top”, composto por alunos do sexto ao nono ano, também ingressou a comitiva rondoniense no evento em Santa Catarina. A pedagoga, e membro do grupo regional de Rondônia, Ana Maria Fanchini explica que o movimento além de usar a música para ajudar as pessoas, também promove a socialização, aumenta a concentração, percepção, e flexibilidade. “E também valoriza o enriquecimento das relações interpessoais”, garante.

Para conhecer mais sobre a Dança Sênior basta entrar em contato com o grupo através dos telefones (69) 8467 5853 ou 8142 5919.

 

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Rômulo Azevedo

Foto: Extra de Rondônia / Arquivo pessoal

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO