FARINHEIRAA Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), iniciou na quarta-feira, 08, a recuperação da Kapa 146, conhecida como “Estrada da Farinheira”, que tem aproximadamente 26 km de extensão, e está localizada na zona rural, ao norte da cidade. O primeiro serviço foi o encascalhamento da serra localizada logo na entrada da linha.

De acordo com o titular da Semosp, Elizeu Lima, a maior parte da estrada está em boas condições de trafegabilidade. “Apenas seis quilômetros dela, a partir do Travessão que a liga à Kapa 140, ainda é areal, e carece do serviço de trator de esteira, antes de receber cargas de terra e patrolamento. Mas as máquinas já estão fazendo esta recuperação. E os pontos mais críticos também receberão encascalhamento”, disse.

Cerca de 20 quilômetros da via já são encascalhados, necessitando apenas de patrolamento em alguns trechos e reabertura dos desaguadores, que são valas feitas nas laterais da pista, por onde escoa a água das chuvas.

Após o término da manutenção da estrada, conforme compromisso do prefeito Zé Rover com moradores, a patrulha mecanizada da Semosp também fará reparos na Kapa 140, que dá acesso à Aldeia Indígena Sowaintê, na Kapa 144 e na Linha 105. Ao mesmo tempo, pelo menos seis pontes serão restauradas ou reconstruídas na região. Antes, a Semosp já havia feito o encascalhamento da serra da Kapa 152, conhecida como Linha do Chafariz.

Texto e Foto: Assessoria

sicoob