indigenas1O prédio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Vilhena, está tomado por cerca de 60 índios da aldeia Mamaindê, que fica localizada há quase 80 Km, entre o município de Comodoro (MT) e Vilhena.

A ocupação começou nesta quarta-feira,19, segundo os chefes por melhores condições de vida, em se tratando de assistência à saúde e trabalho.

Segundo o cacique pagê, José Augusto, faltam medicamentos, insumos e transporte.

“Estamos aqui reivindicando mais a questão do trabalho do chefe da Sesai, queremos a demissão dele, pelo mal atendimento na questão da saúde. Esses repasses não estão sendo feitos da forma correta? Ou então, nós, os índios, será que não temos recursos destinados a saúde? Ou será que o Ministério da Saúde não aplica o recurso na saúde indígena?” Questiona o líder.

Ainda segundo os líderes indígenas, crianças e adultos estão morrendo pela falha no atendimento. “Por isso nós estamos pressionando os responsáveis e ficaremos instalados aqui até chegar uma resposta”, destacou o pagê.

“A gente podia estar lá, em nossa comunidade, em nossa aldeia, mas não. Viemos até aqui reivindicar. Só queremos assistência na área da saúde, pois quando precisamos de cuidados médicos ficamos à mercê do destino na Casa do Índio (Casai)”, desabafou a cacique das mulheres Elizabeth Mamaindê.

“Estamos lutando por todas as etnias, todas as aldeias para trazer melhorias”, finalizou o cacique Alírio Mamaindê da aldeia “Água Suja”, instalada em Nova Conquista.indigenas2 indigenas3

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO