reeducandosApesar dos erros, enquanto houver vida, há oportunidade de reparação. É sob essa orientação que ocorrerá o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para pessoas privadas de liberdade, que será realizado nesta terça-feira, 9, e quarta-feira, 10. Cerca de 30 mil pessoas devem fazer o exame em unidades prisionais de todo o Brasil.

É nessa perspectiva que 400 reeducandos de 18 unidades prisionais de Rondônia se inscreveram para ENEM deste ano, número que representa 4,85% de todo a população carcerária rondoniense, que é de 8.240, aproximadamente.

O Setor de Atendimento ao Apenado (STEA) da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) informa que o número de 400 inscritos demonstra um crescimento de aproximadamente 43% com relação ao Enem do ano passado, quando apenas 286 apenados fizeram o exame.

Para a coordenadora do setor de educação prisional da SEJUS, pedagoga Irlei Rodrigues, estes números representam o avanço dos projetos de reinserção social desenvolvidos pelo governo de Rondônia, em especial os voltados para a educação de apenados, e conseqüentemente a melhora na oferta de ensino nas unidades penitenciárias e socioeducativas do estado.

Ela explica que “além das aulas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos presídios, o que os estimula os reeducandos a fazer o Enem é a possibilidade de conseguir a certificação do Ensino Médio, ter uma possibilidade de fazer um curso superior e a remição da pena”.

A PROVA

Participarão este ano do Exame seis reeducandos da Casa de Detenção de São Miguel do Guaporé, 16 do Centro de Ressocialização do Cone Sul, 12 da Colônia Penal e Presídio Feminino de Vilhena, 23 da Penitenciária Regional de Rolim de Moura, 12 da Cadeia Pública de Alvorada do Oeste, 13 da Cadeia Pública de Colorado do Oeste, 05 da Cadeia Pública de Machadinho do Oeste, 06 da Cadeia Pública de Presidente Médici, 20 da Casa de Detenção de  Guajará Mirim, 13 da Casa de Detenção de Jaru, 19 da Casa de Detenção de  Ariquemes e 49 da Casa de Detenção de Cacoal.

A maior concentração dos que farão a prova está em Porto Velho, distribuídos da seguinte forma: 31 apenados na Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro, 61 na Penitenciária Estadual Edvan Mariano Rosendo (Panda), 36 na Penitenciária Estadual Feminina, 38 no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, 33 na Cada de Detenção Dr. José Mário Alves (Urso Branco) e mais sete no Presídio Provisório Feminino.

A prova será feita em duas etapas, no mesmo formato do Enem tradicional, mas com questões diferentes da prova que foi aplicada em novembro.

Nesta terça-feira, 9, os reeducandos têm 4h30 para responder 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza. E na quarta-feira (10), terão 5h30 para fazer a redação e responder mais 90 questões sobre linguagem e matemática. Não será possível o registro por meio de fotos ou vídeos.

 

Texto e Foto: Assessoria Sejus

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO