Ivanir Aguiar é membro da Academia Vilhenense de Letras
Ivanir Aguiar é membro da Academia Vilhenense de Letras

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá.

E SE JÁ PASSOU CONFIRA:

Sempre me disseram que a vida dos homens se dividia em quatro partes. Infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice (dos 45 a 65 anos) existe a EVELHESCÊNCIA

A evelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente. Assim da noite para o dia. NÃO! Antes a evelhescência!

E, se você está em plena evelhescência, já notou como ela é parecida com adolescência?

Coloque os óculos e veja como este novo estágio é maravilhoso. Já notou que andam aparecendo algumas espinhas em você? Assim como os adolescentes, os evelhescentes também gostam de meninas de 20 anos. Os adolescentes mudam a voz. Os evelhescentes também. Mudam o ritmo de falar, mudam o timbre.  Os adolescentes querem falar mais rápido; os evelhescentes querem falar mais lentamente. Os adolescentes não têm idéia do que vai acontecer como eles daqui a 20 anos. Os evelhescentes evitam pensar nisso.

Ninguém entende os adolescentes… Ninguém entende os evelhecentes. Ambos são irritadiços, enervam-se com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites em suas vidas. Às vezes um adolescente tem um filho, é uma coisa “pós-coce”.

Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Os evelhescentes também acham que ninguém os entende. “Ninguém me entende” é uma frase típica de evelhescentes.

Quase todos os adolescentes acabam sentados nas poltronas do dentista e no divã do analista. Os evelhescentes também. A contragosto, idem. Os adolescentes adoram usar um tênis e uns cabelos “da hora”. Sem falar nos brincos. Ambos adoram deitar e acordar tarde. O adolescente ama assistir um show de artistas evelhescentes (Caetano, Chico, Mick Jagger).

O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O evelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício. Ambos bebem escondido. O adolescente esnoba que dá três por dia.

O evelhescente quando diz uma a cada três dias está mentindo. A evelhescência vai dos 45 aos 65 anos. Depois, sim, virá à velhice que nada mais é que a maturidade do evelhescente. Daqui a alguns anos, quando insistirmos em não sair da evelhescência

PARA ENTRAR NA VELHICE, VÃO DIZER: “É UM ETERNO EVELHESCENTE”…QUE BOM!

 Ivanir Aguiar é jornalista e membro da Academia Vilhenense de Letras

Colaboração dos leitores: Tânia Rossi e Mário Prata – João Pessoa/PB

 

Texto: Ivanir Aguiar

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO