oxigenio3
Usina que produz oxigênio está em manutenção

O diretor do Hospital Regional (HR) de Vilhena, Faiçal Akkari, em entrevista ao Extra de Rondônia na tarde desta segunda-feira, 15, negou o fechamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e esclareceu os motivos pelo qual pacientes estão sendo transferidos para Cacoal.

Segundo Faiçal a UTI está sim em funcionamento e que a informação de que estaria fechada é falsa. “Estamos em manutenção na usina e isso fez com que remanejássemos os pacientes de menor gravidade para Cacoal. Em caso de urgência estamos atendendo aqui mesmo”, explicou o diretor.

Ao site, o secretário de saúde Adilson Bernardino foi quem passou a informação de que a unidade estaria “fechada temporariamente“.

Dois pacientes permanecem na UTI e outros quatro foram transferidos para Cacoal. Faiçal detalhou ainda que o custo com as balas de oxigênio para manter os pacientes na cidade é altíssimo e a empresa que vende os aparelhos não tem disponibilidade em estoque.

Ainda, segundo o diretor, a denúncia de que a UTI estaria fechada por causa de contaminação no oxigênio é falsa e veio para denegrir a imagem do hospital. “Não tem como passar bactérias pelo ar que a máquina produz, pois o oxigênio passa por um processo de filtragem até chegar às balas que são também filtradas e assim chegar ao paciente”, esclareceu Faiçal.

O engenheiro responsável pela usina, Marcos Infante, relatou que a única usina do estado que funciona há seis anos sem manutenção é a do HR de Vilhena.

“Neste prazo foram feitos reparos com revisões, mas somente agora parou o maquinário para manutenção e limpeza. A manutenção iniciou no último sábado e deve se prolongar por dez dias, a contar a partir desta segunda”, finalizou o engenheiro.

Em caso de urgência os pacientes estão sendo atendidos na UTI com as balas de oxigênio preventivos.

Ar que é produzido na usina abastece a UTI do HR
Ar que é produzido na usina abastece a UTI do HR
Balas de oxigênio suplentes estão mantendo dois pacientes na UTI
Balas de oxigênio suplentes estão mantendo dois pacientes na UTI

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO