Na tarde desta terça-feira, 05, em entrevista com a coordenadora de vigilância em saúde, Lucinéia de Souza Fagundes, contou sobre os índices de dengue, Chikungunya e Zika Vírus no município de Vilhena e as ações desenvolvidas pela secretaria.

De acordo com a coordenadora, neste ano não houve grandes índices, até o mês de outubro foram registradas 177 notificações de suspeita de dengue, mas apenas 14 casos foram confirmados.

Em relação à Chikungunya, houve 150 notificações com 07 confirmações. Já a Zika Vírus, desde o primeiro caso registrado em 2015 até outubro de 2017 foram constatados 36 casos em gestantes.

Dentre os casos registrados os bairros que estão com maior índice de notificação e infestação são o Centro, Jardim Eldorado e Cristo Rei.

Fagundes explica que “os dados em relação aos primeiros casos se mantiveram, e hoje temos uma preocupação ainda maior para o fim do ano e inicio de 2018, pois segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypt (LirAa) nosso município apresenta um alto índice. Por isso temos trabalhado para conscientizar a população. Precisamos que todos deem a devida atenção e comecem a cuidar de seus quintais evitando focos e criadouros para reduzir os índices datados”.

“Outro ponto que devemos destacar é que de acordo com as pesquisas ficou comprovado que o mosquito não se reproduz apenas na água, o mosquito põe seus ovos em uma superfície lisa e quando entram em contato com a água eclodem. O ovo pode sobreviver mais de 600 dias. Vale ressaltar que qualquer lixo jogado pode servir de local de reprodução para o mosquito” ressalta a coordenadora.

De acordo com o LirAa, 72% dos criadouros encontrados nos municípios são de lixos que foram jogados em locais inadequados.

Luciléia explica que a secretaria tem desenvolvido ações voltadas à educação e saúde. “Este mês foi realizado 30 palestras nas escolas, pois se você educa a criança ela vai crescer um adulto consciente e a criança quando aprende algo novo, chega em casa e instrui toda a família”, relatou à coordenadora.

Durante o período de instrução nas escolas foram desenvolvidas diversas atividades como elaboração de uma paródia sobre o mosquito da dengue, organização de equipes de fiscalização, monitoramento dentro e em torno dos bairros, uso do microscópio para observação das larvas e acompanhamento  do processo de desenvolvimento do mosquito na água.

A secretaria também mobilizou toda a equipe dos bombeiros mirins para participarem das vistorias realizadas nos bairros da cidade, onde foram feitas orientações aos moradores e recolhimento dos lixos.

Outra ação desenvolvida pela equipe de saúde foi à capacitação realizada na última terça-feira, 05, com os enfermeiros da atenção básica, onde os profissionais foram alertados sobre os índices, instruídos para elaboração do boletim epidemiológico e orientados sobre como proceder em relação ao manejo clínico.

A coordenadora finaliza pedindo que todos se mobilizem e conscientizem para monitorar os quintais e evitar a poluição. “É necessário à contribuição de toda a população, lembrando que essas doenças podem levar a morte ou a sequelas graves como no caso da Zika que resulta em má formação do feto e problemas neurológicos”, afirmou Lucinéia.

 

Bombeiros mirins durante as visitas nos bairros da cidade
Palestras nas escolas
Apresentação da campanha na escola

Observação da larva do mosquito com os alunos
Secretaria Municipal de Saúde

Fonte: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO