Em épocas de recessão, as empresas costumam fazer um esforço significativo para colocar seus produtos no mercado, procurando manter sua estrutura operacional, evitando a dispensa de colaboradores, muitas vezes sacrificando suas margens operacionais, desde que o resultado final permita a continuidade das operações, até o momento em que o mercado retorne à normalidade.

Esta é uma tarefa árdua, porém necessária; os investimentos em promoção e marketing sofrem reduções expressivas; a indústria e o comércio correm em busca de clientes, usando os mais diversos meios; todos se tornam mais flexíveis na hora de vender, assumindo riscos maiores…

Outro dia, ao abrir uma garrafa de suco de frutas, resolvi examinar o produto com espírito crítico: embalagem, nome do produtor, procedência, detalhes do produto… Chamou-me a atenção que esta firma tinha uma filosofia de trabalho diferente e incomum. Sim, ela resolveu focar-se em alguns aspectos pouco habituais, como veremos a seguir. Tomo a liberdade de compartilhar com você, empresário e administrador, nesta oportunidade, minhas principais anotações:

1.-Acreditamos em um mundo mais simples, com mais cor, sabor e saúde!; 2.-Nossa produção é própria e acompanhada por uma equipe especializada; 3.-Colocamos muito amor para elaborar sucos deliciosos e ajudar você e sua família a escolher uma vida mais prática e saudável!; 4.-Quando encontrar a marca “x” tenha certeza: sabor e qualidade estarão sempre presentes. Cuidamos de tudo com muito carinho… Porque cuidar dá gosto!

A seguir entrei no site da empresa e encontrei maiores detalhes. Por traz disso há uma família de imigrantes italianos, estabelecidos no sul do Brasil. Fiquei sabendo que a empresa vem crescendo nos últimos anos, diversificando sua produção, exportando, recebendo prêmios… Tudo isso em plena crise !!! A empresa acima implementou um enfoque diferente.

Sua estratégia operacional foi muito inteligente. Ela estudou e optou por uma abordagem distinta; ela também empregou uma estratégia incomum. Ao resolver fazer produtos de qualidade, focados na preservação da saúde, belos e atrativos à vista, ela fugiu da mesmice.

São produtos saudáveis e de amplo consumo familiar. Ela determinou – como uma de suas premissas básicas – que todos os seus produtos deveriam ser fabricados com amor. Ah! Isso é tão admirável no nosso meio! Porém isso promove vendas; isso gera credibilidade; isso é um diferencial marcante!

Quantas vezes nossos executivos, na ânsia de aumentar as vendas, brigam por preços menores com seus fornecedores; fazem uma propaganda agressiva; fixam metas rígidas para os integrantes da área comercial, as quais, se não cumpridas, levam ao desligamento de vendedores e supervisores… Onde está a inteligência? E a criatividade? E a inovação?

Jorge P. Lemann, o empresário brasileiro mais bem sucedido e rico, afirmou recentemente: Considero-me um dinossauro (ou seja, um animal pré-histórico), voltado ainda para grandes volumes e conceitos gerenciais arcaicos, quando as modernas startups estão revolucionando o mundo com ideias inovadoras e rapidez. Hoje é o tempo de reaprender a fazer negócios e todos nós precisamos refletir profundamente sobre isso. Você concorda comigo?

Texto: Humberto Lago/Consultor Empresarial

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