O fato aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 9, numa chácara localizada no final do bairro Embratel, em Vilhena.

De acordo com informações repassadas ao Extra de Rondônia pela mãe da vítima, ela e sua filha estavam na casa de uma amiga numa chácara, quando por volta das 04h40, sua filha de 17 anos, que estava dormindo, sentiu duas fisgadas pelo corpo, acordou e começou a gritar dizendo que algo tinha atacado e estava sentindo dormência e muitas dores.

De imediato, a garota foi levada para o Hospital Regional (HR), onde passou por procedimento médicos e está sob observação.

O médico confirmou para a mãe da menina que o escorpião de cor amarela é o inseto mais venenoso da espécie.

PICADA DO ESCORPIÃO AMARELO É PERIGSA?

Todo escorpião tem veneno neurotóxico, ou seja, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso da vítima.

Uma picada de escorpião costuma ser muito dolorosa, a dor é intensa no local da picada e se espalha por todo o corpo o que faz com que a vítima fique em estado de hiperestesia. O corpo todo fica muito sensível ao toque.

O veneno tem ação neurotrópica da peçonha sobre o bulbo – medula oblonga – que é uma região de grande importância do encéfalo. Essa região é responsável por controlar os movimentos da respiração e cardíacos bem como os movimentos peristálticos. A ação se dá especificamente sobre a região do bulbo que controla a respiração de maneira que a pessoa não consegue mais respirar.

O escorpião amarelo tem como nome científico Tityus serrulatus. Trata-se da espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. É essencial ter cuidado com esse tipo de escorpião, pois ele pode levar ao óbito.

Trata-se de um escorpião com pernas e causa num tom de amarelo claro, o seu tronco é de um tom de amarelo escuro. O nome da espécie foi dado devido ao fato de que esse escorpião possui serrilha no terceiro e quatro anéis da sua causa.

Em média esse escorpião tem 7 cm de comprimento. O escorpião amarelo é o responsável pelo maior número de casos de acidentes com esse tipo de animal nos últimos 25 anos em nosso país.

Texto: Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO