Unesc repassa 10% da receita bruta do curso para Vilhena / Foto: Divulgação

Mais do que formar médicos, o curso superior de medicina da Unesc, em Vilhena, tem feito questão de investir na saúde local. Para se ter uma ideia, 10% da receita bruta do curso é repassado à administração pública municipal para investimentos em obras e equipamentos voltados à area da saúde.

“Este é um compromisso firmado e que estamos honrando. Estamos iniciando a reforma de uma Unidade Básica de Saúde em Vilhena um projeto orçado em mais de R$ 200 mil e que será totalmente custeado pela Unesc”, enfatiza o diretor institucional da Unesc, Antônio Carlos do Nascimento.

Recentemente, Nascimento recepcionou uma comitiva de empresários e lideranças políticas em uma visita à Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena – Faev/Unesc. Na oportunidade, se fez presente o prefeito municipal Eduardo Toshiya Tsuru, fortalecendo ainda mais a parceria entre Unesc e município.

O prefeito, que já conhecia a unidade em Vilhena, novamente se mostrou impressionado com os avanços da instituição e a alta tecnologia presente no curso de medicina. Implantado no segundo semestre de 2018, o curso já conta com duas turmas e se prepara para um novo vestibular no meio do ano.

Além dos importantes investimentos em saúde, a Unesc faz questão de investir também na educação. Todos os anos, a Faev/Unesc irá disponibilizar bolsas de estudos para alunos de baixa renda, de Vilhena e região.

“Os alunos interessados nas bolsas de estudo precisam preencher alguns requisitos, como morar nos municípios do Cone Sul de Rondônia e ter estudado em escola pública. Através da nota do Enem, o aluno pode conseguir a bolsa de 100%, totalmente integral. Isso além das bolsas que a instituição já fornece através do Prouni e do Fies. No caso, essa bolsa integral é 100% ofertada pela Unesc”, explicou  Nascimento.

Conforme explicou o diretor institucional da Unesc, as bolsas são ofertadas através da publicação de um edital, acompanhado pelo Ministério Público. Atualmente, o curso de medicina conta com cinco alunos bolsistas, através deste projeto social da instituição.

CURSO DE MEDICINA

O curso oferecido pela Unesc, em Vilhena, se organiza em três áreas de competência, sendo elas atenção à saúde, gestão em saúde e educação na saúde. O curso conta com um dos mais modernos laboratórios de ensino médico do país.

Os laboratórios oferecem um ambiente de simulações realísticas para todas as atividades que o médico deve exercer, inclusive de atendimento aos casos mais graves em Prontos Socorros e Unidades de Terapias Intensivas. Os laboratórios contam com simuladores, sala de controle e as melhores técnicas de aprendizagem.

Além disso, o curso de Vilhena adota as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e a avaliação por competências. Conforme explica a diretora geral da Unesc, Natividade Cury. “As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são um conjunto de estratégias educacionais que resultam numa trajetória de ensino-aprendizagem cujos papéis de estudantes e docentes são ativos”.

Unesc também oferece bolsas de estudo integrais para alunos que tenham estudado em escola pública e preencham outros requisitos / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO