Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Creio que algumas empresas podem – mesmo na atual conjuntura – experimentar um crescimento das receitas da ordem de 50%, nos próximos meses. É verdade que isso se restringe a apenas poucas organizações. A questão é saber quem são essas companhias e o que se deve ser feito para integrar-se a esse seleto grupo.

Você pode abrir uma filial, ou criar uma firma na cidade vizinha, ou adquirir um concorrente, ou diversificar seus produtos, ou alterar seus canais de vendas…

Minha experiência indica que algumas empresas costumam fazer esse tipo de estudos e avaliações mercadológicas. Minha recomendação é que você faça um projeto desses, mantendo-o pronto. É bem possível estarmos às portas de um novo ciclo econômico.

Tal crescimento pode, a princípio, parecer difícil. Contudo, como veremos a seguir, ele é factível, desde que observadas certas premissas básicas. Por esse motivo, essa estimulante perspectiva deve ser pensada e avaliada. Convido-o a refletir comigo sobre os maiores empecilhos à concretização dessa ideia:

1.-Dispor de um grupo de funcionários competentes, treinados e arrojados; 2.-Capacidade financeira de fazer os investimentos necessários; 3.-Preparar um estudo econômico financeiro da viabilidade do negócio; 4.-Trabalhar com padrões próprios de desempenho operacional (vendas médias p/empregado; margem bruta e líquida; prazo médio de compra/venda; giro dos estoques e ativos; fluxo de caixa…); 5.-Ser eficiente, competitivo e ter disciplina para trabalhar com planejamento e metas.

Não permita que um ou dois fatores venham a impedir sua organização de dar passos arrojados, em direção ao futuro. Se existirem, resolva-os e sua firma continuará com o sonho. O bom administrador aprecia disputas; não se atemoriza diante dos competidores; acredita nas leis de mercado, como também na boa gestão empresarial.

Não podemos ignorar que muitas administrações sofreram com a crise dos últimos anos, e por isso se recusam pensar, por enquanto, em avanços tão acentuados. Vale lembrar que se o gigante despertar e você não estiver preparado, outros tomarão seu lugar.

Convido os empresários abatidos a terem uma nova visão; convido nossos gerentes a terem uma postura pró-ativa; convido-o todos a sonhar com dias melhores, na atividade econômica.

Empresas de médio porte têm significativas razões para se envolver num projeto desses, mesmo que isso requeira o ingresso de um novo sócio ou uma injeção de capital. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO