Vereador na tribuna da Câmara/Foto: Reprodução

Ao se manifestar neste início de semana a respeito do tema, em virtude da passagem Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, o vereador Valdecir Sapata (PSB), de Cerejeiras, apresentou números nacionais e locais a respeito da questão, como forma de alertar a comunidade a respeito do assunto.

Os dados estatísticos foram usados para reforçar seu pedido ao Executivo para instalação de Casa de Abrigo para mulheres que enfrentam este tipo de problema leia (AQUI)

O vereador relatou que nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio. Dentro de casa, a situação não foi necessariamente melhor, pois entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda.

“Mas, se os números em âmbito nacional causam espanto, em Cerejeiras, a situação também não é diferente, discorreu o vereador.  Segundo dados que Sapata levantou junto à delegacia de Polícia Civil da cidade, de agosto de 2018 a outubro de 2019 constam 180 ocorrências envolvendo violência contra as mulheres. “É lamentável, preocupante e exige das autoridades e da própria comunidade, cada um dentro de suas atribuições e condições, enfrentar o problema e buscar soluções”, destacou.

“E entre as ações imediatas é preciso proteger as vítimas, retirando-as da situação de risco, através da Casa de Abrigo, indicação que apresentei em outubro passado ao Executivo, e que peço que a prefeita Lisete Marth tenha atenção especial a tão importante pleito”, finalizou.

Em virtude disso, apresentei, em outubro deste ano, a indicação n. 082/2019 para criação de abrigo para as mulheres que sofrem violência doméstica em nosso município.

Não é acidente! 25 de novembro, nós lutamos pelo fim da violência contra a mulher!

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO