Membros da Copama em Vilhena / Foto: assessoria

A Copama, cooperativa agroindustrial com sede em Vilhena (RO), realizou nesta quarta-feira, 31, a Assembleia Geral Ordinária Digital 2021, referente ao exercício do ano de 2020.

Pela primeira vez, o evento foi 100% digital, sendo que a reunião foi realizada através do Google Meet e as votações foram feitas pelo aplicativo Curia, uma ferramenta especializada em cooperativismo e que tem validade jurídica nas votações online. A assembleia foi transmitida a partir da sede da cooperativa, em Vilhena.

A transmissão da assembleia foi online por causa das circunstâncias atuais, que requerem medidas preventivas na pandemia do Covid-19. No entanto, o modelo de transmissão digital poderá ser uma excelente alternativa para futuras assembleias da cooperativa, pelo menos enquanto durar a pandemia.

A assembleia foi apresentada pelo presidente da Copama, Fabio Andreazza, que deu a abertura do evento às 15h00.

Na abertura, o presidente falou da importância deste momento assemblear da cooperativa e deixou bem claro que, apesar dos desafios, a diretoria da Copama continua próxima dos cooperados.

Em seguida, o diretor comercial Paulo Henrique Maroneze apresentou o relatório comercial da Copama referente ao ano de 2020. “São números favoráveis e que nos orientam as nossas próximas ações, com a devida cooperação dos Cooperados”, disse o diretor comercial.

Ainda na apresentação do diretor comercial Paulo Maroneze, o Cooperado Rubens Bettine, de Cerejeiras, que faleceu recentemente, foi lembrado numa homenagem devido a sua imensa contribuição para a cooperativa, especialmente na construção do secador.

De igual modo, o diretor comercial falou também sobre os excelentes resultados obtidos pelos Cooperados em 2020, o que já reflete os efeitos positivos do Copama+10, programa da cooperativa que dá assistência técnica gratuita aos cooperados, sendo que a assessoria técnica é aplicada com bases em pesquisas agronômicas independentes contratadas pela Copama.

Além da alta na produtividade, como bem lembrou o diretor comercial na assembleia, a construção do secador também foi outro marco que já está fazendo a diferença para o Cooperado. “O secador oferece mais segurança para o produtor e neste quesito a unidade de armazenamento e secagem atendeu bem às expectativas”, disse Paulo Henrique Maroneze.

O diretor geral da Copama, Giandré Pásseri, tomou a palavra logo em seguida, e deu o relatório financeiro da cooperativa. No relatório, ficou muito claro que todas as operações da Copama foram muito positivas, o que demonstra que os Cooperados estão acreditando na cooperativa. Dentre os números apresentados está a marca de mais de R$ 200 milhões em ativos, o que coloca a Copama como a maior cooperativa agroindustrial do Norte do Brasil.

Logo em seguida, o conselheiro fiscal Claudiney Demarco, representando todos os conselheiros, deu o parecer favorável do Conselho Fiscal ao relatório financeiro, recomendando a sua aprovação.

Por fim, o diretor secretário da cooperativa, Vinicius Paiva da Silva, fez uma excelente apresentação do que a Copama representa para os Cooperados. Foi um momento de reflexão muito importante sobre a importância do cooperativismo para a classe produtiva agropecuária. “O cooperativismo é uma associação de pessoas que, juntas, são mais fortes que a soma delas separadas”, disse Vinicius Paiva da Silva.

Por fim, o diretor secretário da Copama, Vinicius Paiva da Silva, ressaltou a importância da reintegralização das sobras pelo Cooperado. “É importante nos conscientizarmos de que as sobras são a forma como a cooperativa vai cumprir a sua missão. Sendo assim, é de extrema importância a integralização das sobras, para que a cooperativa continue se desenvolvendo e possa cumprir com sua missão de atender os cooperados na comercialização, na segurança e na assistência técnica, dentre outras missões da Copama”, disse o secretário. E complementou: “Queremos deixar pela consciência do Cooperado para que ele o faça voluntariamente e construa a cooperativa que ele quer”.

Após as apresentações dos diretores da Copama, os Cooperados puderam votar nos assuntos em pauta, que foram os seguintes: a destinação das sobras, a aprovação do relatório financeiro, a reeleição e eleição dos conselheiros fiscais da cooperativa.

Mesmo diante dos desafios apresentados pela tecnologia e pela transmissão remota, a Assembleia Geral Ordinária Digital 2021 da Copama foi um sucesso. É o que considerou o presidente da cooperativa no encerramento da reunião. “Agradecemos aos esforços de todos, da diretoria, dos colaboradores e, em especial, dos Cooperados que tornaram esta assembleia um sucesso”, finalizou Fabio Andreazza.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO