Deputado Cirone Deiró em discurso / Foto: Divulgação

O deputado Cirone Deiró manifestou seu voto favorável pela aprovação do projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa pelo governador Marcos Rocha que autoriza a prorrogação do auxílio emergencial para cerca de 28 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

Criado pela Assembleia Legislativa, em julho de 2020, a iniciativa busca reduzir os impactos sociais e econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus, especialmente nas famílias em vulnerabilidade social. A ação é executada pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), sob a coordenação da secretária Luana Rocha e busca reduzir os efeitos sociais e econômicos em decorrência da situação de calamidade pública em razão da pandemia do Covid-19.

O projeto de lei para a prorrogação do benefício às famílias está pautado para ser votado na sessão da Assembleia Legislativa, de terça-feira 06 de julho. O programa Amparo de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social se soma ao Cartão Alimentação Escolar que está atendendo alunos da rede estadual de ensino com o mesmo perfil socioeconômico.

Cirone Deiró que foi um grande defensor da prorrogação do benefício do Cartão Alimentação Escolar destacou o apoio irrestrito da Assembleia Legislativa na criação do cartão, do programa Amparo e na aprovação de recursos destinados a execução deles. “Meu voto sempre será em favor do bem estar das pessoas. Por isso, defendo a aprovação da prorrogação do programa Amparo”, justificou.

Em reuniões e encontros que tem mantido com diferentes segmentos da sociedade, Cirone Deiró tem recebido inúmeros apelos pela prorrogação do programa Amparo, que desde julho de 2020, destina o valor de R$ 100,00 mensais para as famílias de baixa renda. Para a dona de casa, Maria Pereira Gomes, mãe de três filhos, o benefício tem feito a diferença na alimentação dos seus filhos. “É a garantia de que eles não vão passar fome. Imagino que essa é a situação de tantas outras mães que atravessa as dificuldades desse momento de pandemia”, desabafou.

Na avaliação do deputado Cirone Deiró, a prorrogação do programa de apoio social Amparo se justifica porque responde ao anseio das pessoas que perderam seu trabalho e não tem a quem recorrer.

Segundo o deputado, a iniciativa do governador Marcos Rocha em enviar a Assembleia Legislativa o projeto de lei prorrogando essa importante ação de apoio as pessoas em situação de vulnerabilidade social, demonstra sensibilidade com os que foram afetados pela crise social provocada pela pandemia. “Os trabalhadores informais foram os mais afetados”, assegurou.

Para o deputado Cirone Deiró, os trâmites da prorrogação do benefício deverão ser agilizados, considerando que a Secretaria de Estado da Ação Social já tem os cadastros das famílias que estão recebendo o benefício desde julho de 2020. São famílias beneficiárias titular do Programa Federal Bolsa Família em Rondônia e que possuem o Cadastro único (CadÚnico). “Minha expectativa é que logo após a aprovação pela Casa de Leis o programa seja retomado imediatamente”, concluiu.

Cirone Deiró disse ainda que a decisão do governador Marcos Rocha está em sintonia com as medidas adotadas pelo presidente Jair Bolsonaro de prorrogar o pagamento do auxílio emergencial. Segundo o deputado, enquanto o processo de vacinação não avança, as pessoas não tem segurança de retomar suas atividades. “Esse retorno deverá ocorrer de forma gradativa e precisamos estar ao lado dessas pessoas que foram mais impactadas pela pandemia da Covid”, concluiu.

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO