Foi aprovada nesta quinta, 28, no Senado, o Projeto de Lei 2.022/19, de autoria do deputado Mauro Nazif (PSB – RO), que regulamenta o exercício da profissão de despachante documentalista.

De acordo com a proposta de Mauro, o despachante documentalista é o profissional responsável por representar terceiros junto a órgãos públicos, acompanhar processos e procedimentos e executar mediações e representações. O trabalhador terá que se registrar no Conselho Federal ou nos Conselhos Regionais dos Despachantes Documentalistas (constituídos pela Lei 10.602, de 2002) para poder exercer a profissão.

“Fico muito contente com a aprovação na íntegra da regulamentação da profissão de despachante documentalista, tal como a fizemos dois anos atrás. Ver essa categoria regulamentada, não é uma vitória apenas para a categoria, mas para todos nós que precisamos dos serviços desses trabalhadores. Parabéns!”, disse Nazif.

O texto segue agora para sanção presidencial.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO