[pro_ad_display_adzone id="258130"]
[pro_ad_display_adzone id="320325"]

A partir desta terça-feira 07, está no ar enquete com os nomes cotados para a disputa pelo governo do Estado no próximo ano, de acordo com o que vêm sendo veiculado pela mídia estadual e conversas de bastidores no meio político.

A enquete não tem critério científico, e trata-se apenas de uma sondagem informal, apenas para avaliação do cenário. Cada leitor só poderá votar uma vez nos nomes apresentados, todos eles já anunciados como pré-candidatos.

Os políticos que hoje estão cotados para participar da disputa são:

MARCOS ROCHA – Governador de Rondônia e integrante do partido União Brasil, ele será avaliado por sua gestão, marcada pela organização do Estado, racionalização na aplicação de recursos, e por programas de impacto, caso do Tchau Poeira, e outras ações.

MARCOS ROGÉRIO – O senador permanece indefinido quanto a questão partidária após a fusão do DEM com o PSL para a formação do União Brasil, e é pouco provável que ingresse nesta legenda, onde está o adversário direto em eventual disputa ao governo, o atual governador. Rogério tem um bom portfólio de ações no Estado, mas ficou marcado nos últimos tempos pela defesa intransigente do presidente Jair Bolsonaro na CPI da Covid, o que pode se traduzir em apoio dos bolsonaristas do Estado.

LÉO MORAES – Filiado ao Podemos, o deputado federal tem um bom histórico de mandato e não esconde de ninguém a pretensão de poder exercer cargo Executivo, seja à frente do Estado ou da prefeitura da capital. Tem costurado apoio político e pode ser um candidato competitivo na sucessão, se conseguir agregar lideranças do interior.

SAMUEL COSTA – Representante da esquerda rondoniense, com filiação no PCdoB, já concorreu à prefeitura da capital e tem experiência em campanha. Mas, para não passar da condição de mero figurante, vai precisar reverter a tremenda resistência que existe no Estado à políticos esquerdistas.

IVO CASSOL – Líder máximo dos Progressitas de Rondônia, Ivo Cassol é carismático e possuiu uma legião de admiradores em Rondônia. Apesar de ter tido problemas com a Justiça decorrentes de mandatos anteriores, manteve muito de seu prestígio entre o eleitorado, particularmente entre as pessoas de sua geração. Se concorrer, é provavelmente um candidato fortíssimo na disputa.

FÁTIMA CLEIDE – Ex-senadora e líder de alas do PT, ela exerceu um mandato produtivo na Câmara Alta, mas está há muito tempo fora de cargo público eletivo e também enfrentará o desgaste da imagem de seu partido perante a população. Se concorrer, terá muito trabalho para conseguir ser bem-sucedida.

HILDO CHAVES – Prefeito da capital e integrante do PSDB, Chaves já foi anunciado várias vezes como eventual candidato ao governo, recuando em seguida. Faz uma gestão razoável no seu segundo mandato à frente do Município de Porto Velho, mas não dispõe de muita projeção no interior. Também enfrenta problemas dentro da legenda, que está dividida no Estado e deve sofrer debandada do grupo liderado pelo ex-senador Expedido Junior.

VINICIUS MIGUEL – Surpresa de eleições recentes e filiado ao Cidadania, ele está atualmente exercendo a função se secretário municipal de agricultura de Porto Velho, e já manifestou interesse em participar da disputa. Se tiver apoios no interior e fôlego financeiro para a campanha, pode surpreender de novo.

CONFÚCIO MOURA – O veterano político do MDB possuiu um enorme histórico de cargos eletivos que ocupou ao longo da vida, inclusive sendo duas vezes governador. Licenciou-se recentemente da função de senador  para articular a pré-candidatura ao governo. Pela dimensão do partido ao qual faz parte e pela sua trajetória política, pode ter peso considerável na disputa.

Participe e clique (AQUI) para votar!

[pro_ad_display_adzone id=258185] [pro_ad_display_adzone id=394551]
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO