Abertura do Seminário/Foto: Assessoria

Em um compromisso contínuo de estreitar laços com a sociedade, a Polícia Militar do estado de Rondônia tem implementado uma série de ações policiais sociais, adaptadas às características e necessidades específicas de cada comunidade.

Essas iniciativas, que vão além das atividades de ‘policiamento ostensivo’, têm gerado impactos positivos nas áreas atendidas, abrangendo desde campanhas comunitárias até a participação em eventos, corridas e outras competições.

Foto: Assessoria

Durante o recente Seminário Internacional de Polícia Comunitária na Amazônia, realizado em Porto Velho nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, os alunos do Curso de Formação de Oficiais surpreenderam ao expor, por meio de fotografias, diversas situações de ações policiais sociais promovidas pelos batalhões de Polícia Militar em todo o estado de Rondônia.

O desafio da implantação e consolidação do policiamento comunitário, uma prática que visa uma abordagem mais próxima e preventiva, é reconhecido não apenas em Rondônia, mas em todo o país. A realidade local revela uma estrutura de 11 Batalhões da Polícia Militar, operando entre companhias e pelotões, distribuídos pelos 52 municípios do Estado. Contudo, a prática atual reflete uma cultura tradicional, destacando ações repressivas e uma adesão limitada à filosofia de Polícia Comunitária.

Foto: Assessoria

As boas práticas de policiamento comunitário, inspiradas no modelo japonês, representam ferramentas essenciais na prevenção de atividades criminosas. Estas incluem a aproximação dos policiais junto a segmentos específicos da comunidade, substituindo estratégias tradicionais de patrulha ostensiva por métodos inovadores, como entrevistas, coleta de informações e interação preventiva.

Apesar dos desafios internos, o Seminário Internacional de Polícia Comunitária realizado em Porto Velho ofereceu uma oportunidade única de sensibilização e capacitação profissional. A colaboração promovida pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) desempenhou um papel fundamental na criação das condições necessárias para o evento, contando com a participação de agentes nacionais e internacionais de referência em Polícia Comunitária. Este encontro não apenas evidenciou práticas bem-sucedidas, mas também impulsionou o diálogo e a colaboração entre as forças de segurança e a comunidade, delineando um caminho promissor para o fortalecimento da relação entre polícia e sociedade em Rondônia.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO