Léo Moraes (Podemos-RO) / Foto: Divulgação

O deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO) denunciou em postagem em suas redes sociais o golpe que vem sendo aplicado na população brasileira pelas empresas de energia com anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) agência reguladora que deveria proteger os interesses da sociedade.

Moraes afirmou que ‘criaram o caos’ para justificar o acionamento da bandeira vermelha, reajustando as contas de energia em 52%. O parlamentar disse ainda que “a Aneel aprovou aumento de mais de 50% na bandeira tarifária vermelha patamar 2 e já está com consulta pública de gerar mais aumento’.

E prosseguiu, “Infelizmente, como deputado federal não possuo legalidade para ajuizar ação contra a agência. Porém, semanas atrás oficiamos o Governo de Rondônia recomendando que inicie uma Ação Civil Pública contra a Aneel através da Procuradoria-Geral do Estado”.

Na verdade, a ‘crise’ foi provocada pelo esvaziamento proposital dos reservatórios das usinas durante o ano de 2020, em plena pandemia, quando ocorreu uma queda média de 10% no consumo nacional de eletricidade desde o início do Covid-19 em nosso território. Os reservatórios foram esvaziados sem que houvesse necessidade de atender a um aumento na demanda, uma vez que ela diminuiu.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO