equipe mosaicoO programa experimental “Mosaico – Rádio na teoria e na prática”, produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena, foi eleito o melhor trabalho de Radiojornalismo na etapa regional do maior evento acadêmico de Ciências da Comunicação da Região Norte, o INTERCOM.

O prêmio foi entregue na cerimônia de encerramento, sábado, dia 3, no auditório da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, com a apresentação do resultado da avaliação de trabalhos inscritos em 67 modalidades divididas em seis categorias. O programa “Mosaico – Rádio na teoria e na prática” competiu com outras quatro universidades, entre elas Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e UFPA, e venceu na categoria Jornalismo – Programa laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo.

A coordenadora do programa, professora Evelyn Iris Leite Morales Conde, explica que as 33 edições do Mosaico foram elaboradas por acadêmicos do curso de Jornalismo ao longo de dois semestres em 2013, e contou também com a participação de alunos de Pedagogia, Administração, Letras e Ciências Contábeis na composição das produções elaboradas no campus UNIR-Vilhena. “O nome já diz tudo. É uma mistura de vozes, temas, opiniões, referências. Uma maneira diferente de ensinar e aprender o conteúdo das disciplinas Redação para Rádio, Radiojornalismo I e II, sempre aliando teoria e prática”, explica Morales.

Como representante dos produtores do programa, a acadêmica de Jornalismo Jamille Batista (esq. na foto) recebeu o prêmio regional em Belém e se prepara para a etapa nacional, que contará com os vencedores de todas as regiões do Brasil. A etapa regional acontecerá em Foz do Iguaçu-PR, de 1 a 5 de setembro de 2014.

 

Reconhecimento social

O programa Mosaico surgiu em 20 de abril de 2013 e teve sua última edição em 21 de dezembro do mesmo ano. Nesse período, mais de 60 acadêmicos participaram com produção de reportagens, boletins de utilidade pública, especiais musicais, entrevistas, coberturas de eventos importantes da universidade, documentários, apresentação e edição.

Com veiculação todos os sábados na Rádio Meridional FM Vilhena, os acadêmicos contavam com o feedback dos ouvintes por diferentes canais de comunicação: Facebook, e-mail, repositório de áudio digital e blog. A dedicação dos acadêmicos – possíveis futuros radiojornalistas – fez com que a Associação Nacional dos Radialistas (ANRADIO) prestasse uma homenagem à produção do programa, destacando o “relevante apoio oferecido a toda a família radialista do Estado de Rondônia”, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho, em 16 de novembro de 2013.

Todos os programas estão disponíveis para download no blog2mosaico.blogspot.com ou na página do Mosaico no Facebook: https://www.facebook.com/groups/453652628047995/.

 

 

Fonte: Extra de Rondônia

Texto: Ascom

Foto: Divulgação

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO