Rosangela Donadon / Foto: Divulgação

Na manhã de terça-feira 02 de abril, a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputada estadual Rosangela Donadon (PDT) participou da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social para tratar de assuntos voltados à área.

Na oportunidade, enfatizando a data que celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo a parlamentar e demais membros da Comissão abordaram sobre o Projeto de Lei de nº 886/18 (Projeto do Deputado Léo Morais) que “institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA) em Rondônia”.

A Lei 886/18 institui que o Cras de cada município deve fazer a carteira de identificação do autista, porém para agilizar essa confecção e tornar fidedigno a comissão definiu que encaminhará uma indicação ao Governo do Estado com cópia para Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) apresentando um anteprojeto de lei para tornar a Seas responsável pela confecção da documentação.

A parlamentar defendeu a importância dessa carteira de identificação destacando que a ação é uma forma de promover a inclusão social da pessoa com deficiência, oferecendo condições que garantam o exercício pleno da cidadania.

“Abraço essa ação e conto com o apoio de todos, pois nem toda necessidade especial é visível, assim como o autismo, e tenho certeza que essa carteira de identificação facilitará o dia a dia dos autistas com consultas, transportes e outros direitos”, disse a parlamentar.

Por Lei, toda pessoa portadora de Transtorno de Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito à assistência social. Com a CIA os portadores terão seus direitos garantidos e atendimento preferencial e evitando transtornos.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO