Nesta segunda-feira 09, por exemplo, os termômetros chegam a 35º/Foto: Ilustração

Qualquer vilhenense com um mínimo de percepção certamente está estranhando o intenso calor que atinge a cidade nos últimos dias. A cidade, que tem média de temperatura máxima nesta época do ano em torno de 30º padece com o calor indo muito além disso.

Nesta segunda-feira 09, por exemplo, os termômetros chegam a 35º. A explicação para o fenômeno vem sendo feita por cientistas do de vários países que desde o ano passado previram que 2.019 seria o ano mais quente da história.

A justificativa para a onda de calor, que na verdade afeta o planeta inteiro e vem causando tragédias pelo mundo afora há meses, é o famigerado aquecimento global somado ao fenômeno do “El Nino”, que acontece no Oceano Pacífico e afeta todo o ciclo climática da Terra, provocando intensas ondas de calor. A última vez que ele tinha ocorrido foi em 2.016. A previsão é que o clima continue alterado ainda por muito tempo, provocando consequências que afetam a vida de todos.

Em Vilhena a previsão para esta semana é de intenso calor como o que está fazendo nesta segunda-feira, sem a menor possibilidade de chuva ou arrefecimento da elevada temperatura. O calor exagerado provoca vários riscos à saúde humana, que vão desde a desidratação até o agravamento de problemas pré-existentes, caso de doenças respiratórias.

Também provoca alteração do estado de humor, sendo causa de stress e desconforto intenso, prejudicando o desempenho de várias atividades. Ele também afeta a agricultura e a criação de animais, além de potencializar o perigo das queimadas florestais.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO