Gilei é vigia e essa atividade de forma voluntária / Foto: Arquivo pessoal

A prática da agricultura familiar tem tido importantes resultados com o intuito de assegurar o sustento da humanidade.

E, em Vilhena, a aplicação de técnicas voltadas à agricultura ecológica apresenta-se como um espaço em construção que pode trazer amplos benefícios para quem produz, para quem consome e para o conjunto do meio ambiente. Contudo, há quem utilize destas técnicas apenas para ajudar o próximo.

É o caso do servidor público Gilei José Juvenio que – graças às técnicas que possui – ajuda na implantação de hortas em escolas da cidade. Hoje desempenha suas funções na Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) de Vilhena, na função de vigia, mas mostra fotos do trabalho que fez quando estava lotado na escola Ronaldo Aragão.

Ele aproveita os momentos livres para as atividades na horta orgânica, que já tem três anos.

Gilei explica que as mudas utilizadas na horta só é possível graças à doação de comerciantes da cidade.

Para ele, a horta, que não tem ajuda de nenhum órgão público, tem duas finalidades: a alimentícia, que complementa a merenda escolar e a ornamental, já que embeleza o local.

Gilei garante que tem vontade de estender o projeto para mais escolas / Foto: Arquivo pessoal

Gilei garante que tem vontade de estender o projeto para mais escolas, desde que tenha os materiais adequados para tal finalidade.

Explica que tem um sítio há 29kms da cidade e pretende futuramente produzir verduras orgânicas de forma saudável, sem agrotóxicos.

“Na minha opinião, para Vilhena se tornar uma cidade melhor, precisaria ter uma fábrica de farinha e outra de polpas de frutas, para o sitiante não precisar vir procurar serviço na cidade”, completa.

CANAVIAL

Gilei mostra também imagens de um canavial que implantou nos fundos do barracão da Semagri. Afirma que em 2019 foi moído para as crianças da escola Ronaldo Aragão e aguarda o retorno das aulas para dar continuidade ao trabalho.

Gilei mostra também imagens de um canavial que implantou nos fundos do barracão da Semagri / Foto: Arquivo pessoal

“Hoje o canavial mede 30 por 60. Esse ano dá pra moer pra umas três escolas; é uma garapa muito doce e nutritiva”, acrescenta.

Ele agradeceu alguns comércios que ajudam na horta, como o Açougue Gabriele, Mercado e Açougue Real, Veterinária Espaço Animal, Nutri Norte Nutrição Animal e fábrica de churrasqueiras Pinheiro.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO