Cidade de Cerejeiras / Foto: Gêmeos Drone

Conforme o secretário municipal de saúde de Cerejeiras, Ederson Lopes, garantiu ao Extra de Rondônia, a nota tentando explicar o número de pacientes infectados pela covid-19 foi divulgada no início da noite deste sexta-feira, 29, confirmado o 2º caso da doença nesse município (leia mais AQUI).

De acordo com a nota, o paciente infectado, por critério clínico epidemiológico, é tido como o 1° caso autóctone (doença contraída na zona/região da residência do enfermo).

Trata-se de uma paciente do sexo feminino, 24 anos, exposta a contato direto com pessoa previamente infectada.

A paciente encontra-se estável e foi assistida pela atenção primária a saúde e hospitalar, estando atualmente em quarentena domiciliar junto com seus familiares, sob monitoramento clínico e epidemiológico por nossa equipe de saúde.

“Afim de preservar a paciente e facilitar a continuidade das ações de saúde epidemiológica não serão divulgados maiores detalhes sobre esse caso”, diz a nota, ao informar também que há 1 caso suspeito e não há pacientes internados.

POLÊMICA DA SUPOSTA FAKE

Contudo, a prefeitura de Cerejeiras se envolveu numa polêmica nesta quinta-feira, 28, ao tentar desmentir informações veiculadas através de um gráfico que tem as logomarcas da secretaria de saúde e da vigilância epidemiológica.

O gráfico mostra o 1º caso confirmado nesta quinta-feira 28, e dois suspeitos. Porém, neste sexta-feira, um dos suspeitos é o 2º caso confirmado.

O titular da Saúde chegou a alertar as pessoas para que não disseminem fake news (leia AQUI).

Ocorre que, conforme relato de pessoas ouvidas pelo site, o tal gráfico teria sido feito pela própria prefeitura.

A nota “explicativa” não menciona e nem tira dúvidas sobre esta última situação. Leia a nota da prefeitura na íntegra AQUI.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO