A norma já está em vigor no Estado do Estado de Rondônia

O governo de Rondônia sancionou e publicou, após aprovação da Assembleia Legislativa a Lei n°4.994 de 20 de maio de 2021, que institui a Campanha Dezembro Verde – Não ao Abandono de Animais.

O objetivo é alertar e conscientizar a população sobre o aumento do número de animais abandonados, por meio de campanhas educativas e mobilizações, bem como esclarecer que abandonar animais é crime previsto em lei.

A Lei n°4.994 é oriunda do projeto n°782/20 de autoria do Deputado Eyder Brasil (PSL).

No período de férias, o número de animais encontrados em estado de abandono superlota os abrigos e ONGS. Isso ocorre porque muitos bichos são deixados pelos seus tutores, durante período em que viajam.

O autor da proposta Eyder Brasil, destacou a importância da presente lei “Sabemos que em Rondônia, infelizmente, animais abandonados nas ruas são uma realidade. A maioria não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamental. Por isso, a sanção deste nosso Projeto de Lei é de grande relevância. ” Destacou Eyder Brasil

Abandonar ou maltratar animais no Brasil é considerado crime desde a década de 90, com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020 também foi aprovada a Lei nº 14.064 de 29 de setembro de 2020, que aumentou a punição para quem praticar maus-tratos aos animais, podendo chegar a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.

sicoob credisul
vacina 728×90

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO