Patriotismo / Foto: Ilustrativa

O patriotismo, no Brasil, é frequentemente confundido com o nacionalismo. Vez ou outra, algum dos dois é demonizado por aspectos particulares de cada um, mostrando, aqui, a necessidade de se compreender as suas definições, em que ora são aparentemente, ora são velados, podendo ambos serem usados com fins nocivos.

Nacionalismo e patriotismo são sentimentos de pertencimento, sendo, segundo Pinzani (2002), o primeiro baseado no pertencimento à uma comunidade, que é vinculada à nação, mas se fixa em outros aspectos, sendo pouco flexível, porém muito importante em momentos em que essa comunidade e sua perenidade se encontram ameaçadas. Já o patriotismo é baseado no pertencimento à uma comunidade política, que, normalmente, afirma-se em uma constituição (ou na ideia dela), sendo muito mais flexível que o nacionalismo, podendo a “base” dessa comunidade ser modificada sem o risco de rompimento do vínculo.

O nacionalismo se torna nocivo e antagônico ao patriotismo a partir do momento em que causa divergências entre duas ou mais comunidades dentro de uma mesma comunidade política (GUIMARÃES, 2008), a exemplo do que ocorreu entre os nazistas e vários outros grupos dentro e fora da Alemanha nas décadas de 30 e 40. Porém, para Guimarães (2008), a inexistência de um nacionalismo mínimo em uma nação pode vir a causar a ruptura do patriotismo devido ao desgaste da ideia de união dessa comunidade política, como, por exemplo, o que se vê no Brasil em frases populares como “A lei está aí para ser quebrada”.

Fica, dessa maneira, entendido que, para que o patriotismo no Brasil possa existir, deve haver o controle natural do nacionalismo. Este controle natural apenas acontecerá caso seja implantado, pelo Governo Federal, no currículo das escolas de ensino primário o ensino da ética social. E, junto a isso, a criação, pelas escolas de ensino médio, de grupos de estudos aprofundados sobre estes conceitos sociais tão importantes.

San Hartwig Gomes, aluno do 3º ano do Ifro campus Colorado do Oeste

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO