Humberto Lago

A ausência de líderes bons, competentes e éticos é um problema sério, em qualquer país, empresa ou estrutura comunitária. Não podemos aceitar isso passivamente.

Quando isso ocorre, muitos sofrerão as consequências. Para nós brasileiros, que estamos buscando há décadas e sem sucesso o desenvolvimento econômico e social, isso é constrangedor. Este é o tempo de tomarmos novas decisões e posturas, de avançar em projetos coerentes, com atitudes compatíveis, visando um futuro melhor.

O Brasil tem hoje 33 partidos políticos, o que é uma quantidade despropositada e abusiva, sob qualquer parâmetro, de qualquer democracia do globo. A lei não deveria permitir esse número excessivo de partidos. A próxima eleição para presidente da república será no dia 02.10.22. No início deste mês, tínhamos apenas dois candidatos à presidência. Há menos de um ano da eleição, nem definimos os candidatos. Isso é muito mau porque demonstra que até mesmo a oposição está displicente e indiferente ao processo eleitoral.

Estes fatos comprovam que diante de uma oportunidade única, que se nos apresenta apenas de quatro em quatro anos, não estamos nos preparando nem agindo como convém a uma nação democrática.

Precisamos de líderes, bem como de sonhos factíveis; precisamos reerguer a bandeira da ética e adicionalmente combater a corrupção; precisamos de valores morais e religiosos; precisamos resgatar a família e a honra; precisamos enfatizar o trabalho honesto e a crença nas instituições democráticas.

Líderes não são apenas os titulares dos poderes, nem os que comandam as empresas, nem os que estão na chefia da estrutura comunitária. Pelo contrário, eu e você estamos sendo chamados, na atual conjuntura, para assumir responsabilidades, a tomar iniciativas, se quisermos aspirar transformações imediatas. Eu e você estamos sendo convocados a assumir posições de liderança, pelo conteúdo de nossas ideias, pelo diálogo aberto e pelo convencimento racional.

Ser omisso é inaceitável; aceitar a aproximação do caos sem uma pronta reação é uma irresponsabilidade. Ser líder é preparar pessoas; é ajudar no crescimento; é servir de exemplo.

Como cidadãos, precisamos controlar nosso ego, pois suas ambições são infindáveis, ilimitadas e insaciáveis. Precisamos combater a falta de ética, a injustiça e a inverdade, se quisermos construir um país em bases sólidas. Não podemos esquecer nossa história; nem de nossos heróis; nem desprezar nosso passado. Isso seria uma insensatez cívica.

Não existe uma nação sem Deus! Nem vida comunitária sem fé; sem trabalho e ordem; sem justiça e verdade. Isso seria apenas um grupo de pessoas alienadas; nunca uma nação. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO