Sessão de terça-feira, 13, na Câmara de Vilhena / Foto: Extra de Rondônia

Em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira, 13, a maioria dos vereadores rejeitou a denúncia, com pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), contra o prefeito interino Ronildo Macedo (Podemos), em Vilhena.

Foram favoráveis à CPI os vereadores Wilson Tabalipa, Dhonatan Pagani, França Silva e Clérida Alves, enquanto que os contrários foram Zé Duda, Pedrinho Sanches, Vivian Repessold, Alexandre Damaceno, Ademir Alves, Nica Cabo João, Zeca da Discolândia e Zezinho da Diságua. O presidente da Casa, Samir Ali, só vota em caso de empate.

O áudio de uma secretária municipal foi divulgada na sessão. Secretários e servidores municipais estiveram presentes na sessão e comemoraram o arquivamento da denúncia.

Primeira a discutir o tema, Clérida Alves, 1ª secretária da Mesa Diretora, se posicionou favorável ao recebimento da denúncia através de uma forte argumentação. “Hoje estamos numa situação delicada. O município está passando por uma turbulência e nós precisamos resolver essa situação. Convoco a vocês: vamos abrir essa CPI, vamos investigar. Não estamos aqui para cassar ninguém ou para julgar ninguém”, disse.

Para Pedrinho Sanches, não há crime na situação, já que cargos comissionados podem fazer o que quiserem fora do horário em experiente.

Contudo, para seu colega Tabalipa, há suspeita de crime e se mostrou favorável ao recebimento da denúncia. “A Comissão é uma ferramenta de investigação. A Casa tem um corpo técnico de qualidade para ajudar na investigação, com independência e isenção. Se depois de investigada, não se lograr êxito, ela pode ser arquivada. E, caso contrário, seguir os trâmites da Casa”, observou.

A DENÚNCIA

O advogado Caetano Neto, representando o comunicador Fernando Prates, da Rádio Positiva, protocolizo, semana passada,  pedido de CPI (Comissão Processante) para investigar supostos atos incompatíveis com o cargo e abuso de poder político praticado pelo atual prefeito interino, Ronildo Macedo (Podemos),

A denúncia envolve quase 500 nomeações e exonerações promovidas por Macedo – segundo o causídico – com único objetivo de captar cabos eleitorais para a esposa Cristiane Del Pino, candidata a deputada estadual (leia mais AQUI).

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO